A Infra-estruturas de Portugal (IP) concluiu a empreitada de reabilitação dos pilares da Ponte da Amoreira sobre o rio Unhais, localizada ao quilómetro 86,044 da Estrada Nacional (EN) 344, no concelho de Góis, distrito de Coimbra.
A intervenção, que representou um investimento de cerca de 950 mil euros, visou a reabilitação das zonas emersa e submersa dos pilares P2 a P5, situados na albufeira da Barragem do Cabril. Além disso, foi executada a pintura das superfícies emersas de todos os pilares, reforçando as condições de durabilidade da estrutura.
Com 264 metros de comprimento e 10,90 metros de largura, a Ponte da Amoreira comporta ambos os sentidos da circulação da EN344. Foi projectada pelo engenheiro Armando Rito e concluída em 1981. A estrutura, do tipo pórtico múltiplo, possui um tabuleiro contínuo de sete tramos, com vãos intermédios de 40 metros e vãos extremos de 32 metros, apoiada sobre pilares e encontros.
De acordo com a Infra-estruturas de Portugal, esta intervenção permite reforçar as condições de desempenho estrutural e a segurança da ponte.