Home - Últimas - Greenvolt inaugurou central solar de Tábua após investimento de 40 milhões de euros e tem capacidade para abastecer 60 mil famílias

Greenvolt inaugurou central solar de Tábua após investimento de 40 milhões de euros e tem capacidade para abastecer 60 mil famílias

O Grupo Greenvolt inaugurou hoje oficialmente a Central Solar Fotovoltaica de Tábua, o seu primeiro projecto de grandes dimensões desenvolvido em Portugal. Com um investimento de cerca de 40 milhões de euros, esta Central, localizado na freguesia de São João da Boa Vista, conta com 90 mil painéis solares fotovoltaicos, ocupa 90 hectares e é capaz de gerar mais de 60 GWh/ano de energia verde que é injectada na rede eléctrica nacional. A energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino pode abastecer cerca de 60 mil famílias.

“É um orgulho imenso estar aqui na inauguração daquele que é o primeiro projecto de geração de energia renovável grandes dimensões da Greenvolt em Portugal”, refere o CEO do Grupo Greenvolt. “Esta Central representa um forte investimento, de cerca de 40 milhões de euros, por parte do nosso Grupo no País, mas particularmente na região Centro e no concelho de Tábua, sendo um contributo para a imprescindível transição e para a independência energética”, acrescenta João Manso Neto.

Com a inauguração desta Central, num evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, o Grupo Greenvolt está a “contribuir para a descarbonização do País, para o cumprimento das metas climáticas assumidas. Estamos a levar energia limpa, obtida a partir da irradiação solar, tanto às empresas como às famílias, não deixando ninguém para trás”, diz o Executive Director do Grupo Greenvolt, Carlos Coelho.

A inauguração da central é feita em paralelo com o lançamento do Plug into Knowledge, iniciativa de literacia energética do Grupo Greenvolt que levará a várias localidades e instituições nacionais uma agenda repleta de actividades – talks, workshops, visitas guiadas – para ligar, através do conhecimento, diferentes faixas etárias e promover um entendimento mais profundo sobre transição energética e energias renováveis.

A primeira etapa deste roadshow teve lugar em Tábua, com uma visita guiada à Central Solar, onde alunos e professores da Escola Secundária de Tábua puderam explorar, de forma interactiva e pedagógica, o funcionamento e importância daquela infra-estrutura renovável.

Além do desenvolvimento de projectos de grandes dimensões (Utility Scale), tanto eólicos como solares e de soluções de baterias, em 16 países, o Grupo Greenvolt  actua no segmento da Geração Distribuída, onde prossegue o crescimento da sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, estando já em 11 geografias, mas também gera energia limpa através de Biomassa residual em Portugal e no Reino Unido, onde detém a Tilbury Green Power e a Central de Kent.

A Greenvolt teve ainda entre os seus accionistas a Altri, uma empresa que tem fortes investimentos em eucaliptos no concelho de Tábua, constituindo-se mesmo como a principal proprietária da maior mancha florestal daquelas árvores naquele concelho. Nos incêndios de 17 de Setembro, a área da empresa situada em Vila do Mato foi uma das atingidas pelas chamas.

LEIA TAMBÉM

Junta de Freguesia da Aldeia prepara candidatura a fundos europeus para construir um Museu Lagar do Azeite

A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, está a preparar a candidatura …

Requalificação do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, em Nelas, deverá arrancar no início de 2025

O concelho de Nelas vai contar com um Polo de Inovação localizado no Centro de …