Home - Outros Destaques - Grupo de populares de Vila Franca da Beira quer evitar transformação da antiga escola primária local em habitação a custos acessíveis

Grupo de populares de Vila Franca da Beira quer evitar transformação da antiga escola primária local em habitação a custos acessíveis

Um grupo de populares de Vila Franca da Beira vai promover um abaixo assinado para tentar impedir a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de transformar o edifício da antiga escola primária daquela localidade habitação a custos acessíveis. A decisão surgiu numa reunião que decorreu no sábado na qual houve um enorme consenso no grupo, o qual entende que, dado a traça e o valor histórico e raridade daquele tipo de imóvel, o mesmo deve ser utilizado para outros fins de preferência ligada aos jovens e não para habitação.

O abaixo assinado irá decorrer em Vila Franca da Beira e na Aldeia Formosa, uma localidade da freguesia do Seixo da Beira, mas cujos alunos frequentavam aquela escola primária. Os promotores desta iniciativa recordam que o valor histórico foi reconhecido em 1999 quando a CM de Oliveira do Hospital, através do antigo presidente daquela autarquia Mário Alves, na altura vereador com o pelouro das obras, investiram na reabilitação do edifício “30 mil contos” e que actualmente acolhe a sede de uma associação de jovens. “É um edifício que tem de ser preservado e que não faz sentido ser recuperado para habitação quando existem muitas casas devolutas e a cair na aldeia”, refere um dos promotores do abaixo assinado.

O presidente da CM de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, curiosamente, considera que a antiga escola primária de Vila Franca da Beira é a que apresenta maiores dimensões, permitindo incorporar vários fogos. “Ou seja, serão criados vários apartamentos dentro da escola. Será uma nova oportunidade para estes edifícios continuarem a fazer parte da história e do património, continuando a ter pessoas, desta feita com necessidades habitacionais”, justificou.

Recorde-se que, segundo o presidente da Câmara Municipal, seis antigas escolas primárias do concelho de Oliveira do Hospital vão ser transformadas em habitações a custos acessíveis. “Vamos recuperar e refuncionalizar antigas escolas primárias que estavam ao abandono, estavam devolutas, dando-lhes uma nova vocação. Já cumpriram a sua missão na sua função educativa e agora vamos apostar na sua vocação residencial”, destacou o autarca de Oliveira do Hospital informando que serão requalificadas e readaptadas as escolas básicas de Fiais da Beira, Vila Franca da Beira, Póvoa de São Cosme, Santo António do Alva, Caldas de São Paulo e São Sebastião da Feira.

Será ainda, segundo o autarca, intervencionado o edifício Casa de Jardineiros, no centro da cidade de Oliveira Hospital, para além de 11 fogos no Bairro Social Nossa Senhora da Estrela, em Seixo da Beira.

Todas estas intervenções irão ocorrer no âmbito da Estratégia Local de Habitação, financiada a 100 por cento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Penso que é uma medida que permite dignificar estes edifícios, evitar que eles se vão degradando progressivamente, dando-lhes uma função útil para responder às necessidades habitacionais da população, especialmente dos segmentos da população de mais baixos recursos”, sustentou.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

CDU leva campanha “presta contas” à feira de Oliveira do Hospital e à zona industrial

Delegação da coligação inicia contactos com a população a partir das 9h30 e prossegue ao …

Quatro detidos por permanência ilegal em Oliveira do Hospital

Três dos detidos encontravam-se indocumentados. Um quarto indivíduo foi detido por mandado judicial emitido pelo …