A União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, não passou no crivo do Grupo de Trabalho das Freguesias que analisou os pedidos de desagregação de freguesias na Assembleia da República. O grupo aprovou 110 processos de separação e recusou 78 pedidos que não foram aprovados ou nem sequer foram votados, somando-se aqui pedidos do concelho de Gouveia, Seia e Nelas.
Gouveia viu recusado o pedido de desagregação de Moimenta da Serra e Vinhó. Já em Nelas, Carvalhal Redondo e Aguieira, bem como Santar e Moreira também viram o seu pedido chumbado.
O concelho de Seia também vai permanecer com o mesmo número de autarquias depois do grupo de trabalho ter considerado que não estavam reunidas as condições para separar Vide e Cabeça, Santa Marinha e São Martinho, bem como a desagregação da União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.
O distrito da Guarda não viu qualquer pedido aprovado e Coimbra teve apenas três, em Lousã, Figueira da Foz e Cantanhede. Em contraciclo, o concelho de Tondela, no Distrito de Viseu, viu aprovados três processos de desagregação: Barreiro de Besteiros e Tourigo; São Miguel do Outeiro e Sabugosa; Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas.