Home - Últimas - Guarda investe 750 mil euros para instalar Protecção Civil e dinamizar centro histórico

Guarda investe 750 mil euros para instalar Protecção Civil e dinamizar centro histórico

Câmara prepara-se para avançar com a criação de uma residência para estudantes, com 128 camas

A Câmara Municipal da Guarda vai investir 750 mil euros na remodelação do antigo edifício da Associação Comercial, no centro histórico, para acolher o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil das Beiras e Serra da Estrela. O contrato para a realização da obra foi assinado esta terça-feira entre a autarquia e a empresa Conway, responsável pela reabilitação do imóvel.

“É fundamental garantir condições dignas e modernas para o Comando Sub-regional. A obra está adjudicada e, se tudo correr como previsto, estará concluída até meados do ano. Arrisco-me a dizer que será um dos melhores comandos em termos de instalações”, considerou”, afirmou o presidente do município, Sérgio Costa, à agência Lusa.

O autarca sublinhou ainda o impacto positivo no centro histórico: “Este investimento não só qualifica o edifício, como traz profissionais e visitantes diários, dinamizando o comércio e a vida local.”

A obra será financiada pela tesouraria do município, uma vez que a oposição na câmara rejeitou o empréstimo que incluía este projecto. “A Guarda não pode ficar parada. Apesar dos obstáculos, avançamos porque esta obra é necessária para a cidade”, garantiu Sérgio Costa.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), José Duarte da Costa, manifestou satisfação com a solução encontrada: “Este é um passo firme para reforçar a capacidade de resposta na região e garantir a segurança das populações.”

Após a conclusão das obras, o edifício será arrendado à ANEPC por um período mínimo de 20 anos. A transferência do comando para as novas instalações ocorrerá após o término do próximo Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A desocupação do actual espaço do Comando, na Rua António Sérgio, permitirá à Câmara avançar com a criação de uma residência para estudantes, com 128 camas, destinada ao Instituto Politécnico da Guarda, num investimento estimado em 4,5 milhões de euros.

LEIA TAMBÉM

Sala de Raio-X reabre no Centro de Saúde de Tábua com equipamento moderno

O Centro de Saúde de Tábua reforçou recentemente a sua oferta na área da prestação …

Município entrega cinco viaturas às unidades de saúde do concelho de Tondela

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, entregou na tarde de hoje (21 …