O Hotel S. Paulo, situado no centro de Oliveira do Hospital, vai ser integralmente reabilitado. A iniciativa partiu dos proprietários, após a entrega do imóvel pelo arrendatário no ano passado. O projecto de reabilitação que foi apresentado, na sexta-feira, à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, dotará a nova unidade hoteleira de 44 unidades de alojamento (quartos e suites), algumas adaptadas ao uso por utentes com mobilidade condicionada. Os promotores, que ainda não divulgaram os valores previstos neste investimento, aguardam agora uma resposta da autarquia e do Turismo de Portugal e pretendem arrancar com as obras logo que possível.
“O objectivo é devolver à cidade um estabelecimento emblemático e repor uma oferta hoteleira de qualidade. A reabilitação do Hotel S. Paulo constitui um objectivo e anseio dos proprietários (Herdeiros de Joaquim e António Álvaro), que nunca desistiram deste propósito, muito incentivados pela Câmara Municipal, que, no quadro das suas competências, sempre disponibilizou todo o apoio à reabertura daquele estabelecimento”, referem em comunicado os promotores.
A reabilitação a cargo da BD – Projectistas Associados e com assinatura do Arquitecto J. Barata Duarte, procurará, segundo os proprietários, manter as linhas gerais exteriores características de uma época do edifício, respeitando-se a traça original da edificação, mas apostando na sua reformulação, modernização interna e actualização tecnológica. “Uma das características mais interessantes da operação de reabilitação visa o reenquadramento urbanístico na envolvente, numa premeditada ‘abertura’ das zonas sociais ou públicas do Hotel ao exterior, envolvendo valências como a gastronomia, os eventos, o convívio social e o lazer”, referem.
A intervenção pretende que o restaurante, o bar e a ampla esplanada que desejam implementar em toda a frente do Hotel, tenham uma interligação natural e directa à via pública, o que, acreditam, contribuirá para a “reconstituição do local como ponto de encontro e pólo da vida social na cidade, numa dinâmica muito interessante e vantajosa para um vasto número de agentes económicos e população em geral”.
O projecto um tratamento paisagístico adequado de toda a faixa periférica envolvente ao estabelecimento, com destaque para a implementação de uma zona lúdica ajardinada e aberta ao exterior, equipada com piscina, solário e bar lounge. A par da reconversão de todas as áreas técnicas e de serviço do Hotel, serão criados circuitos diferenciados e os pisos serão dotados de copas de apoio de serviço. Manter-se-á o multifacetado e polivalente salão no último piso, dotado de novas instalações de apoio, bem como o “bar-terrace” panorâmico.