É costume dizer-se que os jovens são voluntariosos. E assim será também em Oliveira do Hospital.
Todavia, assistimos agora por aqui a uma situação com repercussões eleitorais que a mim me parece ser um autêntico imbróglio eleitoral. Ou seja, o CDS-PP (ou alguém por ele) resolveu quebrar a aliança com o PSD local, uma coligação que acontecera nas últimas eleições autárquicas (2021), pelo que é suposto os dois partidos em causa irem separados a votos nas próximas autárquicas em Oliveira do Hospital, lá para Setembro ou Outubro deste ano de 2025. Mas, para já, vão juntos, tipo “AD, Aliança Democrática”, às Eleições Legislativas antecipadas para 18 de Maio.
Enfim, na verdade são assuntos de decisão interna que aos directamente envolvidos mais dizem respeito .mas, ainda assim, nós outros também andamos atentos e comentamos…
Por partes :
— Na lista dos seus candidatos a Deputados pelo distrito de Coimbra, a “AD” mantém na sua lista distrital um jovem autarca, aliás também dirigente nacional da JP, Juventude Popular, do CDS-PP, um jovem, talentoso que é, e que faz parte da Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas, desde 2021, eleito nas listas conjuntas da coligação de então, entre CDS-PP e PSD .
— Portanto, é pelo menos suposto que ambos os partidos entrem juntos e desde já, em campanha eleitoral também em Oliveira do Hospital, rumo às Legislativas de 18 de Maio. E tal como já antes experimentaram, ser-lhes-á confortável, quiçá proveitoso, esse facto de concorrerem juntos e de juntos fazerem esta mais próxima campanha eleitoral e juntarem votos a “engordar” resultados pelo “método de hondt” pós escrutínio.
— Porém, a partir de Maio, e a manterem a separação eleitoral para as Autárquicas, vai passar a ser cada um desses dois partidos por si próprio e adversários vão ser um do outro, no terreno, o que arrasta os respectivos candidatos para situações de concorrência directa, também por isso bastante mais desconfortáveis, quiçá menos proveitosas a nível eleitoral…
— Como exemplo, atentemos numa situação altamente provável de ocorrer na freguesia de Alvôco de Várzeas. Pois a actual Presidente da Junta de Freguesia local é ligada ao PSD e foi eleita na lista conjunta entre PSD e CDS-PP.
Já o actual Secretário da Junta de Freguesia é (muito) ligado ao CDS-PP, foi eleito em 2021, claro, na mesma lista conjunta de candidatos.
PSD e CDS-PP concorrem separados em Alvôco de Várzeas ?…
— Desta vez, é provável que PSD e CDS-PP apareçam a concorrer separados também em Alvôco de Várzeas, o que vai gerar algo assim :– a actual Presidente da Junta de Freguesia (PSD) irá outra vez à frente da lista de candidatos do PSD. O membro do CDS-PP e actual Secretário da Junta de Freguesia será o mais indicado eleitoralmente para encabeçar a lista do CDS-PP. Quer dizer, não podem vir a ganhar as mesmas eleições os dois candidatos embora, a seguir às eleições, seja possível um entendimento para que também ele, o actual Secretário da Junta, caso desta vez seja eleito pelo CDS-PP, também ele venha a integrar a futura Junta de Freguesia. Ou então, o membro do CDS-PP em causa entra directamente na lista local do PSD e não em eventual lista CDS-PP o que seria uma solução “incómoda” para ele e sobretudo para o CDS-PP, embora também não seja nada inédito em Oliveira do Hospital…
Mas se isso vier a acontecer o que, aliás, não será fácil dada a conjuntura existente, entra ele para a Junta mas, assim, já não entrará um membro do PSD e ainda que este partido tenha ficado à frente dessas Eleições locais, este ano.
Subsiste entretanto uma outra possibilidade e que é a eventual vitória eleitoral do PS, hipótese muito reforçada pelas duas candidaturas separadas – a do PSD e a do CDS-PP que vão dividir votos entre si…
— E, assim, o jovem membro do CDS-PP é, de entre os outros, o que corre mais riscos de ter de largar ainda este ano, se calhar contrafeito, a Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas o que não convém ao seu partido e a ele próprio que não tem escondido o seu interesse em ser autarca…
— Portanto, também por isto tudo, não se entende a razão pela qual romperam, em Oliveira do Hospital, a coligação autárquica com o PSD para irem a votos separados. Voluntarismo de jovens ? Provavelmente, até nem haverá unanimidade dentro do CDS-PP quanto a essa opção, o que se justifica face ao “imbróglio” que acabamos de dissecar.
De facto, o jovem autarca CDS-PP de que falamos, eleito em Alvôco de Várzeas, vai estar junto com os aliados PSD na campanha eleitoral para as Legislativas de 18 de Maio e poderá vir a encontrar-se em concorrência directa com eles logo a seguir para as Eleições Autárquicas, lá para fins de Setembro É uma situação obviamente “careca”…
Entretanto, estamos para ver se o “divórcio” agora assumido ainda não vai ser anulado para permitir uma candidatura conjunta PSD e CDS-PP, às Eleições Autárquicas em Oliveira do Hospital…
Enfim, eu cá não sou “bruxo”. Também não sou jovem mas já cá ando há muitos anos para não querer ver para lá do horizonte momentâneo. É a experiência acumulada a raciocinar…
Autor: João Dinis, Jano