A auto-estrada A25 está cortada entre Mangualde e Chãs de Tavares, o mesmo acontecendo com Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas e as EN 16, 231 e 329, em Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. A A24, entre Mamouros e Viseu e a Estrada Nacional (EN) 2, entre Mamouros e Ribolhos, e a 228, entre Fermontelos e Figueiredo de Alva, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, também já estão cortadas ao trânsito, devido a um incêndio florestal, disse a mesma fonte.
Este último incêndio teve início pelas 21h23 de ontem em Soutelo, freguesia de Mões, e pelas 12h00 de hoje mobilizava 161 operacionais apoiados por 44 veículos e quatro meios aéreos.
O Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava, há cerca de uma hora, 301 operacionais, apoiados por 81 veículos e três meios aéreos, para o incêndio de Folhadal, Nelas, cujo alerta foi pelas 11h53 de segunda-feira.
O incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00h15 de ontem, continua activo, tendo-se propagado ao concelho vizinho de Mangualde, mobilizando 157 operacionais com 43 veículos e três meios aéreos.
Ainda no distrito de Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, com início pelas 17h18 de segunda-feira, em Vila Cova à Coelheira, um incêndio em povoamento florestal mobilizava, à mesma hora, 64 operacionais com 16 veículos e um meio aéreo.
O incêndio em Mangualde provocou uma vítima mortal, durante a noite, de doença súbita, confirmou hoje à Lusa fonte da Protecção Civil. Segundo fonte do Comando Sub-Regional Viseu Dão Lafões, a habitação não ardeu. O incêndio em Nelas provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave. Em Penalva do Castelo há já contabilizadas uma primeira habitação e um veículo dos bombeiros voluntários consumidos pelas chamas.