O Instituto de Gouveia – Escola Profissional ocupa o primeiro lugar em termos de eficiência no ranking das escolas de ensino profissional do país divulgado ontem. A Ensiguarda, a funcionar na Guarda, ocupa a 15ª posição nível nacional e a Escola Profissional de Trancoso, com fica-se pela 47ª posição.
Este ranking do Ensino Profissional, realizado pela primeira vez pelo Jornal Nascer do Sol, com o apoio do Novo Banco, elenca as escolas com maior e menor eficiência formativa. Este indicador é calculado a partir dos dados do Portal Infoescolas, que disponibiliza, por escola, a percentagem de alunos que concluíram o Ensino Profissional em 3 anos, a percentagem de alunos que não concluíram em 3 anos, mas continuam inscritos no ensino profissional, e estas duas percentagens comparativamente com os alunos que frequentam o ensino regular e que, de igual forma, concluíram os seus estudos no mesmo tempo ou os abandonaram.
Já no ranking das escolas secundárias e básicas, públicas e privadas, ordenadas pelas médias das notas nos exames nacionais, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional surge em quarto lugar e a Ensiguarda na 15ª posição.
As Escolas Profissionais têm desempenhado um papel importante no ensino profissional no país, que conta, actualmente, com mais de 200 estabelecimentos deste tipo de ensino em todo o território nacional. “O Instituto de Gouveia – Escola Profissional distinguiu-se, assim, deste universo, conquistando o primeiro lugar da tabela, o que reflecte a qualidade do ensino prestado, a eficaz oferta formativa e o reconhecimento aos profissionais que, diariamente, se empenham na missão de motivar e formar cidadãos capazes e competentes nas mais diversas áreas de conhecimento”, conta uma nota do município de Gouveia.