Eduarda Correia Vaz, natural de Oliveira do Hospital, foi recentemente distinguida pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Com 25 anos, Eduarda Correia Vaz recebeu o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo, na categoria Young Alumna, pelo seu percurso académico na formação em Engenharia Química e Biomédica, que culminou na criação de uma start-up de base tecnológica e na contribuição para que a empresa júnior do Instituto Superior Técnico se tornasse a mais empreendedora da Europa.
Este galardão, promovido pelo Técnico e contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, foi entregue este ano pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. O prémio tem como objectivo a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do papel crucial das mulheres em todas as áreas da Engenharia.
Actualmente, Eduarda Correia Vaz reside e estuda nos Estados Unidos da América, onde realiza o doutoramento em Engenharia Química e Biomolecular na Johns Hopkins University, dedicando-se à aplicação de inteligência artificial à genética.