O Governo aprovou na segunda-feira, em Conselho de Ministros, a intenção de transformar o Itinerário Principal 3 (IP3) em auto-estrada entre Viseu e Coimbra. A medida, que visa melhorar a segurança e as condições de circulação, inclui a duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu, cuja obra está prevista para ser iniciada ainda este mês.
De acordo com o comunicado do Governo, a transformação do IP3 em auto-estrada abrange todo o troço entre Souselas (Coimbra) e Viseu. Esta intervenção faz parte de um conjunto de cerca de 30 vias rodoviárias prioritárias, escolhidas para melhorar a infra-estrutura de transporte no país.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, manifestou-se hoje à agência Lusa confiante na concretização do projecto, destacando que, independentemente de futuras eleições, o projecto não deverá ser revertido. “Quem estiver e que paute a sua acção pelo interesse concelhio e regional, não vai voltar atrás com isto”, afirmou, reforçando que a população sempre reivindicou uma estrada com perfil de auto-estrada entre as duas cidades.
Ruas também sublinhou que o projecto já está “completo e aceite”, destacando que nunca antes a proposta para a transformação do IP3 em auto-estrada tinha sido tão bem recebida. “Este é o que queríamos, uma estrada com perfil de auto-estrada. Está assumido que vai ser feito e com o investimento necessário para o projecto avançar”, concluiu o autarca social-democrata.
Esta requalificação do IP3 é vista como uma melhoria importante para a mobilidade e segurança entre as duas cidades, e deve impulsionar o desenvolvimento económico da região.