Home - Desporto - João Matias, da Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua, e Iúri Leitão conseguem quarto lugar em Hong Kong

João Matias, da Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua, e Iúri Leitão conseguem quarto lugar em Hong Kong

A dupla portuguesa formada por Iúri Leitão e João Matias, da equipa Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua, conseguiu hoje o quarto lugar na corrida de madison da etapa da Taça das Nações de Pista, que decorreu em Hong Kong.

Numa prova que se revelou muito equilibrada, levando a que apenas uma equipa terminasse com o bónus de dobrar o pelotão, a intensidade competitiva foi a nota dominante. E Portugal usou a táctica que costuma dar frutos, aproveitar o desgaste geral, na segunda metade da corrida, para subir na classificação.

Os portugueses pontuaram em sete dos vinte sprints, começando a pontuar exactamente a metade da prova, à centésima volta. Iúri Leitão e João Matias bateram-se até final pelo pódio, ganhando mesmo o último sprint, que atribui pontuação a dobrar.

O esforço de Iúri Leitão e João Matias rendeu um total de 33 pontos, deixando os portugueses fora do pódio, mas apenas a dois pontos da medalha de prata. A vitória foi para a Nova Zelândia. Depois de ontem ter vencido o concurso de omnium, Aaron Gate fez hoje dupla com Campbell Stewart e triunfou novamente, com 45 pontos. Os espanhóis Sebastián Mora e Albert Torres ficaram no segundo posto e os japoneses Eiya Hashimoto e Kazushige Kuboki fecharam o pódio, ambas as equipas com 35 pontos.

Ainda no âmbito das provas com impacto no apuramento para os Jogos Olímpicos, Maria Martins competiu no concurso de omnium. Foi décima no scratch, 14.ª na corrida tempo e terceira na eliminação. Com este desempenho, a ribatejana entrou na corrida por pontos no nono lugar da classificação geral.

Na prova decisiva, a portuguesa não pontuou, mas segurou a nona posição final, com 72 pontos. As japonesas dominaram, ocupando os dois primeiros lugares, através de Yumi Kajihara e de Tsuyaka Uchino, com 124 e 113 pontos, respectivamente. A terceira, com 108 pontos, foi a irlandesa Lara Gillespie.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra organiza 30.ª edição do curso sobre Segurança em Incêndios Florestais

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica …

Município de Mangualde homenageia Jorge Coelho (a título póstumo) no dia 25 de Abril

O município de Mangualde vai homenagear, no próximo dia 25 de Abril, quatro personalidades do …