Home - Outros Destaques - Jovens bombeiros de Oliveira do Hospital inauguraram mural de homenagem às vítimas do incêndio de Outubro de 2017 

Jovens bombeiros de Oliveira do Hospital inauguraram mural de homenagem às vítimas do incêndio de Outubro de 2017 

Um Mural em grafite, que assinala de forma indelével o fatídico dia do grande incêndio, 15 de Outubro de 2017, e que constitui também uma homenagem às 13 vítimas mortais, foi ontem inaugurado em Oliveira do Hospital.  A iniciativa foi da Associação Juvenil daquela corporação que conquistou o prémio de dez mil euros do Orçamento Participativo Jovem de 2022 e convidou a artista de arte urbana Mafalda Gonçalves para executar a ideia dos jovens: criar uma obra que perpetuasse a data da catástrofe, transmitisse esperança e que fosse uma homenagem às vítimas.

Nasceu, assim, um mural pintado em grafite na Casa Escola dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. “Tivemos esta ideia há sensivelmente dois anos para homenagear as vítimas do incêndio de 15 de Outubro de 2017. Decidimos falar com a artista Mafalda Gonçalves para nos pintar as duas paredes”, afirmou um dos responsáveis da Associação, esclarecendo que o mural, com uma área de 320 metros, está dividido em duas paredes. “Uma das paredes simboliza o dia fatídico a que assistimos, tanto os bombeiros como a população, em Outubro de 2017, e a outra parede simboliza a esperança e o renascer desta população. Queremos perpetuar a memória do que aconteceu”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, por seu lado, elogiou a iniciativa e considera que para as gentes de Oliveira do Hospital “há um antes e depois de 2017”. “É um marco nas nossas. Os relatórios oficiais referem que 98 por cento da área do concelho de Oliveira do Hospital foi fortemente atingida. Houve 13 vítimas mortais, muitas sequelas psicológicas. Foi um dia duro que marcou as nossas vidas”, referiu por seu lado o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que elogiou Associação Juvenil dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. “Deixou-nos uma lição cívica. Relembram aqueles que estiveram na linha da frente a combater as chamas, e ainda bem que o fizeram. Relembram aquele dia com sentido de responsabilidade, com confiança, com uma criança, que representa o futuro, a oferecer uma flor, que representa a vida, a um bombeiro, símbolo da protecção das pessoas. Está aqui simbolizado também o renascer do concelho”, frisou José Francisco Rolo.

O autarca considera ainda que este Mural é um monumento que deve ser encarado como um espaço de “reflexão colectiva daquilo que aconteceu”. “É também uma marca de confiança de que devemos enfrentar o futuro com força, coragem e ânimo. Temos de elogiar o trabalho desta Associação. A artista Mafalda Gonçalves diz mesmo que se limitou a materializar a ideia concebida pelos jovens. Nunca deixaremos que aquele dia seja apagado da memória”, frisou o autarca que viu os familiares das vítimas mortais largarem simbolicamente 13 balões brancos.

Mafalda Gonçalves, de 30 anos e formada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi a responsável por executar a obra e considera que se trata de algo com um forte simbolismo. “É algo que transmite uma sensação de esperança e é uma homenagem às vítimas para que não se esqueça aquele dia. Seria desrespeitoso para com as vítimas se isso acontecesse”, refere a artista que desde 2022 se dedica à arte urbana e neste caso concede quase a totalidade do mérito da obra apos elementos da Associação Juvenil dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. “O conceito e o simbolismo é todo deles. Esse mérito tem de lhes ser reconhecido. Depois foi um trabalho em conjunto”, concluiu.

O mural ficou ainda marcado por escritos da poetiza Lucinda Maria:“As chamas entraram no concelho, num ímpeto demoníaco e cruel… Vorazes e implacáveis, sem solução… Destruíram tudo, o novo e o velho, o verde tornou-se negro e o fel da impotência colou-se ao coração!”.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira do Hospital mostra imagens do projecto das novas instalações da ESTGOH

A CM de Oliveira do Hospital partilhou hoje algumas imagens do projecto das futuras instalações …

Alvoco apresenta III edição do Arraial Social com um “cartaz de várias gerações e para vários públicos”

Freguesia do concelho de Oliveira do Hospital quer reunir dinheiro para ajudar na Requalificação do …