Home - Últimas - Mangualde: Projecto piloto de formação de jovens em Suporte Básico de Vida “deve ter efeito “bola de neve”, defende MAI

Mangualde: Projecto piloto de formação de jovens em Suporte Básico de Vida “deve ter efeito “bola de neve”, defende MAI

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, defendeu  no dia 15 de Dezembro, que deve ser alargado a todo o país o projecto piloto de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) com Desfibrilhação Automática Externa (DAE) para alunos do 10º ano que teve a sua experiência piloto em Mangualde com dezasseis alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA). “Queremos que este projecto venha a ter o efeito de bola de neve e seja alargado a todo o país”, afirmou o membro do Governo, durante a cerimónia que serviu para apresentar esta medida que consta da Estratégia Nacional de Protecção Civil.

O presidente da Câmara de Mangualde realçou que o facto de o município ser o primeiro a abraçar o projecto “é demonstrativo do trabalho das instituições”, sublinhou.

Na cerimónia foram entregues os certificados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aos primeiros dezasseis alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) que já concluíram a formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde. Os alunos que concluem a formação ficam aptos a prestar auxílio nesta área, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. “É um acto de solidariedade e de responsabilidade cívica”, acrescentou o autarca.

O director do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Joaquim Loureiro, parceiro do projecto, considerou-o de “extrema importância” para toda a comunidade.  Até ao final do ano lectivo deverão ser formados nesta área cerca de 150 estudantes do 10º ano da ESFA.

Este tipo de conhecimento adquirido nesta formação “é detido por menos de um por cento da população”, lembrou o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), Duarte da Costa.

LEIA TAMBÉM

12,4 milhões de dívidas totais, mas presidente da CM de Tábua assegurou que vai continuar a investir

Panorama financeiro ruinoso da câmara de Tábua em evidência na última assembleia municipal “A situação …

“Com pequenos gestos podemos fazer a diferença”

O empresário Fernando Tavares Pereira juntou no Pombal naquele que foi o 4º Encontro do …