Home - Últimas - Marcelo Rebelo de Sousa e Grão-Duque do Luxemburgo destacaram legado de Aristides de Sousa Mendes

Marcelo Rebelo de Sousa e Grão-Duque do Luxemburgo destacaram legado de Aristides de Sousa Mendes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Grão-Duque Henri do Luxemburgo sublinharam ontem, 6 de Março, em Carregal do Sal, a importância do legado humanitário de Aristides de Sousa Mendes. Durante a visita ao Museu Aristides de Sousa Mendes, os dois Chefes de Estado participaram em momentos simbólicos, recordaram a história do diplomata e reforçaram laços de cooperação entre Portugal e o Luxemburgo.

Os dois Chefes de Estado foram recebidos pelo Executivo Municipal, pela Presidente da Assembleia Municipal, Cilene Lindinho, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, Nuno Seabra, pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, por familiares de Aristides de Sousa Mendes, convidados e dezenas de habitantes que ali se juntaram para os saudar.

Na entrada da Casa do Passal, ao som de uma interpretação musical por alunos do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), Marcelo Rebelo de Sousa e o Grão-Duque Henri descerraram uma placa alusiva à ocasião.

A visita teve um significado especial para o Grão-Duque do Luxemburgo, que há muito desejava conhecer o espaço dedicado à memória do Cônsul que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvou mais de 30 mil vidas, incluindo membros da família grã-ducal.

Acompanhados numa visita guiada realizada à porta fechada, os dois Chefes de Estado percorreram demoradamente cada uma das salas do Museu Aristides de Sousa Mendes, recordando a história do diplomata português. O Grão-Duque Henri mostrou-se visivelmente emocionado, tanto pela concepção da Casa-Museu como pela ligação da sua própria família ao humanista português.

Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando, diante da bagagem dos seus antepassados, Henri assinou o Livro de Honra do Museu, na sala dedicada aos descendentes das famílias salvas pelos vistos concedidos por Aristides de Sousa Mendes.

A visita terminou com a assinatura de um Protocolo de Cooperação e Amizade entre a comuna luxemburguesa de Esch-sur-Alzette, representada por uma comitiva que acompanhou o Grão-Duque, e a Câmara Municipal de Carregal do Sal. O acordo permitirá a troca de informação e a partilha de conteúdos, incluindo a exposição dedicada a Aristides de Sousa Mendes, que poderá ser apresentada no Luxemburgo, e a recepção de mostras temporárias no Museu ASM.

Antes da despedida, os alunos do CMAD voltaram a actuar e os Chefes de Estado visitaram o espaço exterior do Museu, onde o Grão-Duque Henri entregou uma roseira trazida expressamente do Luxemburgo a Paulo Catalino Ferraz. A planta será integrada no jardim do Museu, junto a outras roseiras anteriormente oferecidas pela Embaixada do Luxemburgo em Portugal.

LEIA TAMBÉM

Eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Maio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem, 13 de Março, que as …

Previsão de condições meteorológicas adversas para amanhã na região centro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã períodos de chuva …