Home - Últimas - Mês de Abril com chuva e temperaturas a subir…

Mês de Abril com chuva e temperaturas a subir…

O mês de Abril arranca com chuva abundante no continente e Açores. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevêem-se valores de precipitação “acima do normal na primeira semana, até domingo, com o valor de anomalia de +1 a 60 mm para as regiões do Norte, Centro e Alto Alentejo” e para a segunda semana (de 08/04 a 14/04, com o valor de anomalia de +1 a 30 mm) “apenas para a região do Minho”.

Já nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, esperam-se valores de precipitação abaixo do normal na segunda e terceira semanas de Abril. Também são esperados valores abaixo do normal na quarta semana do mês nas regiões centro e sul do país.

No que diz respeito a temperaturas, o IPMA prevê valores médios acima do normal (+0.25 a 3°C) para todo o território nas duas primeiras semanas de Abril. Mais tarde, na quarta semana do mês, prevêem-se valores médios entre 0.25 a 1°C acima do normal.

A semana arrancou ainda com aviso amarelo por causa da neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, mas os termómetros deverão subir gradualmente ao longo da semana. Esta segunda-feira, as temperaturas vão variar entre 1ºC de mínima na Guarda e os 18ºC de máxima em Faro, Setúbal e Santarém. Coimbra, Porto e Braga não irão além dos 15 graus de máxima.

Na terça-feira, pode contar com chuva, em especial no Norte e Centro, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral. Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima em todo o continente.

Já quarta-feira, conte com céu em geral muito nublado e aguaceiros fracos, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, mas também com uma pequena subida da temperatura. As máximas vão estar entre os 18ºC (em Bragança) e os 21ºC (em Leiria, Santarém, Évora e Faro) na generalidade do território. As mínimas deverão oscilar entre os 7ºC em Bragança e os 13ºC no Porto, em Aveiro, em Lisboa e em Faro.

A semana já deverá terminar com termómetros acima dos 20 graus – Santarém e Évora podem chegar aos 25ºC na sexta-feira; Braga, Aveiro, Castelo Branco e Beja aos 24ºC; Faro, Lisboa, Viana do Castelo e Viseu deverão ficar-se pelos 21 graus de máxima.

 

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …