Relacionados
Margarida Blasco reforça importância da colaboração dos cidadãos e garante que o dispositivo de combate está a ser ultimado.
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta segunda-feira, na Guarda, à colaboração dos cidadãos na limpeza dos seus terrenos, de forma a prevenir a propagação de incêndios florestais durante o Verão. A governante falava à margem das comemorações do Dia da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da GNR, que decorreram naquela cidade, sede do comando nacional da UEPS.
“Está a decorrer a fase de limpeza dos terrenos e peço aos portugueses que façam a limpeza dos seus terrenos, porque é muito importante que não haja matéria combustível e que não se propaguem os fogos”, afirmou Margarida Blasco.
A ministra garantiu que o próximo Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está a ser preparado e será divulgado em data a anunciar. “Todos estamos a fazer todo o trabalho para que as forças policiais, os bombeiros, a UEPS, os autarcas e os cidadãos estejam preparados para qualquer cenário” durante o próximo Verão, assegurou.
Entre as medidas sublinhadas pela responsável está o reforço do programa Aldeia Segura, ao qual já aderiram 30 localidades. “É importante que as pessoas percebam que elas próprias são agentes de protecção civil. Portanto, contamos com todos e, se Deus quiser, vamos ter mais segurança. Eu confio em todos os portugueses e portuguesas”, declarou.
A campanha Floresta Segura 2025, promovida pela GNR, teve início a 1 de Fevereiro e decorre até 30 de Novembro. No período entre 16 de Fevereiro e 30 de Abril está em curso a fase de sinalização dos terrenos onde não foi feita a gestão de combustível.
Segundo dados provisórios da GNR, entre 16 de Fevereiro e 20 de Março foram já sinalizados 7.192 terrenos por falta de limpeza, abrangendo os 18 distritos de Portugal continental.