Uma delegação de agricultores, em representação dos manifestantes, participou ontem à tarde numa reunião, por videoconferência, que se prolongou por mais de duas horas e meia, com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que se comprometeu com o avanço da construção da barragem de Girabolhos em Seia (distrito da Guarda), uma obra cancelada em 2016.
A governante também acedeu a discutir no terreno questões específicas como as culturas do milho e do arroz no Baixo Mondego, aquando da sua deslocação à região, na próxima semana, em dia a anunciar.
João Grilo, porta-voz do movimento de agricultores e que participou na reunião, disse que, segundo a ministra, Portugal, tal como França, também pretende a revisão do acordo da União Europeia com o Mercosul, questão que faz igualmente parte do caderno reivindicativo dos agricultores.
Foi ainda prometida a criação de um observatório dos preços, que incluirá a produção de leite, cereais e hortofrutícolas. “Para se saber em que ponto da cadeia fica a grande fatia do valor acrescentado, porque nas prateleiras [da distribuição] os valores não descem”, sublinhou ainda João Grilo.
O porta-voz do movimento frisou ainda que a ministra da Agricultura concordou com as críticas dos agricultores à importação de produtos pela União Europeia “que não cumprem as regras ambientais”, questão que irá levar a Bruxelas no dia 26.