Home - Últimas - Ministro da Economia defende maior promoção do interior para atrair investimento

Ministro da Economia defende maior promoção do interior para atrair investimento

O ministro da Economia, Pedro Reis, afirmou esta quarta-feira, no Caramulo, que o interior do país tem argumentos sólidos para captar investimento, mas que é necessário reforçar a sua divulgação e promoção externa.

“Somos pequenos demais em termos territoriais para termos diferenças tão grandes entre o interior e o litoral, não faz sentido. A minha percepção é que os argumentos para a captação de investimento no interior estão lá todos. Se calhar estamos numa fase em que tem mais a ver com divulgação e promoção externa dos activos que o interior oferece”, afirmou, na sessão de encerramento da conferência “Criar valor no interior”, que decorreu com o apoio do município de Tondela. O governante destacou ainda medidas do Governo que beneficiam a economia das regiões de baixa densidade, como o IRS Jovem.

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, defendeu, na sessão de abertura, que “estar no interior não é uma fatalidade, mas antes uma oportunidade”. A autarca sublinhou a importância das políticas públicas para criar condições favoráveis às empresas, nomeadamente em áreas como recursos humanos, acessibilidades e transportes públicos.

O presidente da direcção do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia, destacou que, enquanto há 30 anos a localização afastada dos centros urbanos era vista como uma fragilidade, hoje essa realidade transformou-se numa vantagem, sobretudo após a pandemia.

Também João Cotta, presidente da Associação Empresarial da Região Viseu (AIRV), sublinhou que “o interior está nas nossas cabeças”, enquanto Mário Galinha, do Grupo Bel, afirmou que a localização no interior é uma vantagem devido à estabilidade da mão de obra e à proximidade com a Europa.

Fernando Daniel Nunes, administrador do Grupo Visabeira, reforçou a aposta da empresa em manter os seus centros de competências na região, apesar da sua forte presença internacional. Já Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, afirmou que nunca viu vantagem em mudar a sua empresa para Londres ou para os Estados Unidos, defendendo que o interior oferece condições competitivas para o crescimento dos negócios.

A conferência foi organizada pelo Museu do Caramulo e pela Associação Empresarial da Região Viseu (AIRV) e reuniu autarcas e empresários para debater os desafios e oportunidades do interior.

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …