Correio da Beira Serra

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada na localidade de Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Os proprietários de uma casa desabitada na aldeia de Andorinha, Concelho de Oliveira do Hospital, que vivem em Cascais, e que foram surpreendidos com uma factura de água de dois mil euros continuam sem saber o que aconteceu a tanta água e se a autarquia os vai ou não obrigar a pagar os 401 metros cúbicos que o contador diz terem sido consumidos. Mais de 1300 litros por dia. Em entrevista ao CBS a nora da proprietária, Ana Maria Borges, a residir em Cascais, explicou que já se deslocou à Câmara Municipal, mas não obteve uma resposta concreta, mas refere que notou algum descontentamento por parte dos serviços municipais por o caso ter sido tornado público.

“O senhor [não se recorda do nome] que nos recebeu estava muito zangado comigo por terem publicado a notícia. Mas eu achei que por se tratar de um caso insólito e pelo qual me senti lesada deveria reclamar”, conta Ana Maria Borges, sublinhando que dois dias depois deste encontro na autarquia recebeu um telefonema a avisar que iriam lá três técnicos para verificar se existia alguma anomalia. “Os técnicos também acharam estranho e até me disseram que tinha de estar uma torneira aberta durante 20 dias para existir aquele consumo de água e que não havia anomalias com o contador”, continua, sublinhando que continua a aguardar uma resposta sobre se terá ou não de pagar os dois mil euros, dado que pode provar que a casa não foi utilizada, mas que não pode explicar o desaparecimento daquela “quantidade monstruosa de água”. “Acho que vamos ter de pagar, o que podemos fazer?”, interroga-se, sublinhando que pondera suspender o abastimento de água para no futuro “não ter de pagar o que não consumiu”.

O caso, recorde-se, foi denunciado pelo CBS no início de Outubro, quando os representantes da proprietária (esta tem 93 anos e está num lar em Cascais) da referida habitação foram surpreendidos por uma factura de água superior a dois mil euros, o equivalente a um consumo de 401 metros cúbicos de água, mais de 1300 litros por dia. Esta conta surgiu depois de terem reclamado da factura referente a Julho que já apresentou um consumo que consideraram anormal de 57 metros cúbicos. Na altura, contactada pelo CBS a autarquia respondeu por escrito esclarecendo que o caso já tinha sido avaliado, tendo chegado à conclusão que “o consumo de água da factura é real”. O Município referia ainda, nas respostas a este jornal, que “…em Setembro –, a contagem realizada pelos serviços volta a registar um consumo zero, situação que se mantém até ao dia de hoje (8 de Outubro) … perante estes factos, conclui-se que, na verdade, o consumo de água que está registado na referida factura é real, e resulta certamente de uma situação cuja responsabilidade não é imputável a esta Câmara Municipal”. Na altura, os serviços municipais mostraram-se ainda disponíveis para “continuar a avaliar a situação”.

Exit mobile version