Home - Opinião - Morreu uma das Mulheres da minha vida! Viva Tina Turner! Autor: Carlos Martelo

Morreu uma das Mulheres da minha vida! Viva Tina Turner! Autor: Carlos Martelo

Levei com a triste notícia da morte de uma das Mulheres da minha vida. Tina Turner, «TT» para os próximos.  A cantora, atriz, «performer» e dançarina escultural.  Uma força da natureza trabalhada pela arte em palco.  Em público e em estúdio.  Uma Mulher sofrida que resistiu a quase tudo de adverso na vida!  E que renasceu em esplendor. Admiro-a bastante.

Conheço Tina Turner quase desde os seus princípios na era do “Ike & Tina Turner” e suas “sessions” em duo. Acompanhei desde aqui seus dramas quase trágicos. Impressionei-me com a natureza e amplitude íntima e pública de tantos problemas.  Alegrei-me e até rejubilei com a sua capacidade em resistir, em «ressuscitar» – sempre forte e com sucesso!  Uma artista vibrante e a fazer vibrar milhões e milhões de seres humanos!  «Rainha do rock n´rol» por mérito próprio, elevada a nível de ícon capaz de nos varar o âmago emocional e de ligar à sua volta várias gerações.

Não vou detalhar aqui a sua discografia ou filmografia que para quem estiver nisso interessado pode consultar, ao pormenor, o «Dr. Google».

Quero, porém, confessar que te «amei», que te quis «só» para mim, que me foquei, imaginação à solta, no teu belo corpo de Mulher negra, com corpo e alma carregados de energia e sensualidade.  Podem até chamar-me de «machista» mas entendo bem e senti toda a escultural justeza daquele classificativo de “Miss hot legs” – «Menina das pernas quentes» – que nunca antevi outras mais «puro-sangue» que as tuas, e tantas mulheres houve e há, negras e brancas, sensuais!

Tive o privilégio de pagar umas boas massas para ir imaginá-las, às suas famosas “hot legs”, mais do que vê-las (fiquei mal situado…) em Setembro de 1996, ao Estádio do Restelo (Lisboa) onde «TT» (Ti Ti em pronúncia inglesa com T «explosivo») deu um grande e envolvente espetáculo musical que em nada me desiludiu do ponto de vista das sensações e das emoções.  Foi enorme!

Morreste para a vida, minha e nossa «TT».   Mas manténs-te ativa para toda uma eternidade.  «E se lá no assento etéreo onde subiste – memória desta vida se consente» (grande Luís Vaz!), talvez seja ainda possível poder «reviver» tua energia, teu ritmo, tua sensualidade, tua arte!  Salvé Tina Turner!

Maio de 2023

Carlos Martelo

 

 

Autor: Carlos Martelo (em modo sentimentalão)

LEIA TAMBÉM

BCE faz-nos guerra financeira, económica e social. Autor: João Dinis, Jano

Ontem 15 Setembro, o BCE- Banco Central Europeu, decretou mais um aumento das taxas de …

Aquela velha Tileira é morta e retraçada! Autor: Carlos Martelo

Preservar a sua «memória» também é manter livre aquele espaço e por aí soltar a …