A Câmara Municipal de Celorico da Beira, no âmbito da programação do Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, no Mar do Norte está a promover uma petição pública designada “Redenominação do Futuro Aeroporto de Alcochete, de Luís de Camões para Sacadura Cabral”. Sacadura Cabral, recorde-se , nasceu em Celorico da Beira a 23 de Maio de 1881 e desapareceu no Mar do Norte a 15 de Novembro de 1924,cumprindo-se amanhã 100 anos da sua morte.
Esta iniciativa resulta de uma proposta da Assembleia Municipal de Celorico da Beira, aprovada por unanimidade, na sessão de Setembro de 2024, e pretende mobilizar o maior número de apoios e recolher as assinaturas necessárias para empenhar o Governo na reversão do nome do futuro Aeroporto de Alcochete.
“A atribuição do nome de Sacadura Cabral a esta futura infra-estrutura de transporte aéreo de passageiros, constituiria uma forma de, o País e a História, saldar uma dívida ao heróico celoricense que projectou e protagonizou, conjuntamente com Gago Coutinho, a épica Travessia Aérea do Atlântico Sul, em 1922”, refere uma nota da autarquia, frisando que este feito projectou aquele celoricense para a notoriedade que “conquistou pelos seus valorosos contributos para Portugal e para a aviação nacional e mundial, fruto da sua tenacidade, coragem, inteligência, visão e empenho profissional”.
“Junte-se esta causa, que quer fazer jus, ao Celoricense e Homem do Mundo, Artur Sacadura de Freire Cabral!”, termina a nota da autarquia.
“Assine a Petição aqui:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=sacaduracabral-2024 “