O município de Nelas vai lançar na próxima semana o concurso público para a empreitada de requalificação do Centro Urbano de Santar, no âmbito da execução do Plano de Acessibilidades. A candidatura submetida pela autarquia foi aprovada e será financiada num montante de 999.728,53 euros.
O projecto prevê a melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada, garantindo percursos acessíveis e melhorando a circulação pedonal e as áreas de permanência prioritárias para peões. A intervenção incluirá também a reorganização do tráfego automóvel e do estacionamento.
Entre os trabalhos a executar estão a renovação de pavimentos, a drenagem pluvial, a criação de zonas de estacionamento, a colocação de mobiliário urbano e sinalização adequada, bem como a arborização do espaço público. Está igualmente prevista a criação de uma zona de coexistência, onde peões e veículos partilharão o espaço, sob regras especiais de trânsito.
Os percursos acessíveis serão garantidos entre os principais pontos da zona de intervenção, incluindo a Casa de Santar, o Hotel Casa das Fidalgas, as Caves, os Jardins de Santar, bem como equipamentos e infra-estruturas essenciais, como o Lar da Misericórdia, as igrejas, a escola e a paragem de autocarro.
A autarquia destaca que este projecto coloca Santar ao nível de outras vilas históricas do país, promovendo o território e dinamizando a economia local, numa resposta ao crescimento do turismo cultural no concelho e na região.