Programa teve início em 2019 e já beneficiou 494 bebés, representando um investimento de 228 mil euros.
A Câmara Municipal de Tondela entregou 106 incentivos à natalidade em 2024 às famílias do concelho que tiveram filhos, representando um aumento de nove atribuições face ao ano anterior. No total, o município investiu 55.850 euros nesta medida. Mais de metade dos apoios (55 por cento) foram atribuídos pelo nascimento do primeiro filho, seguido do segundo (36 por cento).
A maioria dos requerimentos apresentados refere-se a crianças do sexo masculino (57 por cento) e residentes na União de Freguesias de Tondela e Nandufe (22 por cento), seguida de Molelos (10 por cento) e Santiago de Besteiros (9 por cento).
Quase a totalidade dos incentivos (98 por cento) foi entregue a famílias com nacionalidade portuguesa, havendo ainda um agregado santomense e outro marroquino, ambos a residir no concelho há cinco ou mais anos, que também beneficiaram do apoio, conforme o regulamento em vigor.
Tondela investiu já 228 mil euros no apoio à natalidade
Desde a criação dos incentivos à natalidade, em 2019, o município já atribuiu 494 apoios, num investimento total de cerca de 228 mil euros. A autarquia concede 500 euros pelo nascimento do primeiro filho, 550 pelo segundo e até 600 euros pelo terceiro. Estes apoios são pagos através de transferência bancária e devem ser solicitados até seis meses após o nascimento ou adopção da criança.
O subsídio é pago mediante comprovação de despesas efectuadas com a criança nos primeiros seis meses, em estabelecimentos comerciais do concelho de Tondela. São aceites despesas com alimentação (leite, papas, iogurtes), produtos de higiene (fraldas, toalhetes), vacinas e consultas médicas. Caso o montante das despesas seja inferior ao valor atribuído, apenas é pago o montante comprovado.
Este apoio só pode ser requerido por munícipes que residam no concelho há pelo menos cinco anos, não tenham dívidas à autarquia e residam efectivamente com o menor.