Home - Últimas - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra cede peças ao novo Centro Interpretativo do Palito, em Penacova

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra cede peças ao novo Centro Interpretativo do Palito, em Penacova

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai ceder cerca de quatro dezenas de peças ao município de Penacova para enriquecer o novo Centro Interpretativo do Palito, em Lorvão. Os objectos, na grande maioria, relacionados com a temática dos palitos, vão fazer parte do espaço expositivo situado na Casa do Monte, no centro histórico de Lorvão.

O novo Centro Interpretativo, com abertura prevista para este ano, terá várias salas dedicadas à história dos palitos, desde a sua origem no secular mosteiro, à manufactura que se disseminou pela população, até ao aparecimento de várias empresas, sobretudo na freguesia de Lorvão.

Do conjunto de peças cedidas pelo Museu da Ciência fazem parte inúmeros paliteiros, de várias formas e materiais, peças de cestaria e outros utensílios utilizados no processo de manufactura do palito.

O protocolo de cedência das peças foi assinado pelo director do Museu da Ciência, Paulo Trincão e pelo presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra. Na ocasião, o autarca sublinhou a importância deste acordo. Quero agradecer ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, na pessoa do seu director, Paulo Trincão, a abertura demonstrada para a cedência deste conjunto de objectos que vai, sem sombra de dúvida, enriquecer a colecção do novo Centro Interpretativo do Palito”.

O novo núcleo museológico vai surgir na Casa do Monte, no centro histórico da vila de Lorvão, edifício do século XVIII que terá servido como casa de hóspedes do mosteiro. No seu interior vão surgir várias salas dedicadas à história do palito, desde o século XVII até, praticamente, aos nossos dias. O investimento superior a duzentos mil euros foi financiado através de candidatura do município à AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

LEIA TAMBÉM

Estudo revela que alterações climáticas podem tornar-se a principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global …

Aviso amarelo para Guarda e Viseu devido à provável queda de neve

Os distritos da Guarda e Viseu estão em aviso amarelo, o menos grave numa escala …