Home - Últimas -  Museu do Moinho, em Penacova, passa a ter sala dedicada aos Itinerários Napoleónicos

 Museu do Moinho, em Penacova, passa a ter sala dedicada aos Itinerários Napoleónicos

O Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na Portela de Oliveira, em Penacova, inaugura um novo espaço dedicado aos “Itinerários Napoleónicos”. Trata-se de um projecto, resultante da candidatura “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal” que foi liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e co-financiado pela linha de apoio à Valorização Turística do Interior.

O projecto “Itinerários Napoleónicos” inspirado na história das invasões francesas, integra os municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e Elvas e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras.

O museu do Moinho, situado no núcleo de moinhos de vento da Portela de Oliveira, passa a dispor de uma sala onde o visitante pode fazer uma viagem ao passado e, através da realidade virtual e aumentada, testemunhar alguns dos acontecimentos mais marcantes da batalha do Buçaco, nomeadamente a travessia do rio Mondego pelas tropas anglo-lusas.

“Escolhemos o museu do Moinho pela proximidade da Portela de Oliveira a alguns dos locais históricos da batalha do Buçaco, nomeadamente o posto de comando de Wellington, onde o general Arthur Wellesley assistiu às movimentações das tropas e a pequena localidade de Santo António do Cântaro onde ficou estacionado parte do exército francês”, afirmou o presidente da câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.

Para o autarca, o património, na vertente do turismo militar, é uma das apostas da nova marca “Mondego-Bussaco” desenvolvida pelos municípios de Penacova, Mortágua e Mealhada – “são muitas as afinidades que nos unem e esta é mais uma. Nos três municípios existem marcas da batalha do Buçaco que queremos valorizar num futuro próximo. Em Setembro está prevista uma grande recriação histórica que vai coincidir com as comemorações da batalha.”

A abertura do novo espaço acontece no próximo sábado, de manhã, integrado no programa do Dia Nacional dos Moinhos Abertos.

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …