Home - Últimas - Nelas aprova orçamento de 25,8 milhões
Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Nelas aprova orçamento de 25,8 milhões

A Assembleia Municipal de Nelas aprovou o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2024, num valor de 25,8 milhões, por mais de dois terços dos eleitos, com 19 votos a favor (12 votos dos Deputados da coligação PPD/PSD – CDS-PP e 7 votos de todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do Município), oito abstenções dos Deputados do PS e um voto contra do Deputado da CDU, depois de já ter sido aprovado sem nenhum voto contra em reunião de Câmara, com quatro votos a favor do executivo e duas abstenções dos vereadores do PS.  O valor do Orçamento Municipal e das Grandes Opções do Plano é de 25,8 milhões de euros.

Os responsáveis da autarquia explicam que, após dois anos influenciados pela subida da inflação, juros altos, aumentos dos preços das matérias-primas, dos custos energéticos e da generalidade dos serviços, o próximo ano ainda será de grande incerteza. “Neste sentido, o Orçamento Municipal (OM) e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2024, reflectem essa incerteza mantendo-se as devidas cautelas devido à actual e futura conjuntura”, explicam.

O executivo assegura que mais de metade dos compromissos eleitorais assumidos foram já concretizados ou estão em fase de implementação, apesar de todos os enormes constrangimentos encontrados da gestão anterior e os acrescidos provenientes da situação económica conjuntural nacional e mundial (pós-pandemia, défice de matérias primas, inflação, aumento custo de vida, guerra da Ucrânia). “Para o ano de 2024, temos a firme determinação de iniciar obras e projectos em sectores tão importantes como a saúde, educação, habitação, ambiente, saneamento, abastecimento de água, acessibilidades, apoio social, áreas industriais, redes viárias, turismo e património cultural e natural”, salientam, lembrando que estão ainda previstos apoios na área da Protecção Civil e luta contra incêndios, nomeadamente com um reforço na ordem dos 50 mil euros às Associações Humanitários dos Bombeiros Voluntários.

“O Orçamento e as Grandes Opções do Plano vão ao encontro das necessidades e preocupações das pessoas, dos Presidentes de Junta, conciliando as funções sociais, a educação e a acção social, com investimento ambicioso em projectos de desenvolvimento e qualidade de vida num Concelho que queremos sempre mais sustentável, competitivo e inclusivo”, concluem.

LEIA TAMBÉM

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de …

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …