Home - Opinião - Nos “50 Anos do 25 de Abril de 1974”  —    25 de Abril, Sempre ! Autor: João Dinis

Nos “50 Anos do 25 de Abril de 1974”  —    25 de Abril, Sempre ! Autor: João Dinis

Estamos nas comemorações dos “50 Anos do 25 de Abril de 1974”, uma efeméride que merece ser bem assinalada dada a importância Histórica e emblemática da nossa “Revolução dos Cravos” com os seus acontecimentos, o seu projecto e os seus ideais humanistas.  E também porque é justo relembrar o mérito do “Movimento dos Capitães”, depois “MFA – Movimento das Forças Armadas”, que a iniciaram sobretudo na madrugada do 25 de Abril. E porque também é justo destacar a adesão fundamental do Povo à Revolução, e desde a primeira hora, bem como a resistência heróica ao fascismo protagonizada pelo PCP e pelos  antifascistas em geral durante 48 anos seguidos!

A Revolução do 25 de Abril devolveu ao Povo Português a Liberdade e a Democracia que o regime fascista derrubado nessa altura nos tinha roubado e à força durante quase cinco décadas.  Sim, no “programa do MFA, Movimento das Forças Armadas” vinha assumido a implantação de um Regime Democrático, com Eleições Livres, vinha a “Descolonização”, o que começou a acontecer na prática um ano depois. Também vinha o processo do “Desenvolvimento” do nosso País livre e independente, este um processo que, aliás, é necessário consolidar e continuar, hoje e no futuro.

Logo após o 25 de Abril – que o 1º de Maio de 1974 consolidou – e de entre outras grandes conquistas sociais e políticas, foi extinta a famigerada polícia política do regime a PIDE/DDS; foi instituído o Salário Mínimo Nacional; foram aumentadas as Pensões e Reformas e os Salários; foi assegurado o Serviço Nacional de Saúde grátis e universal; foi mais valorizado o papel social da Educação bem como do Trabalho e mais dignificado foi quem trabalha e produz; foi melhorado o sistema da Segurança Social; foi reposto o prestígio internacional do nosso País que fora muito afectado pelo fascismo.

E de imediato se iniciou o fim da guerra colonial em África que já causara alguns milhares de mortos de entre a nossa Juventude em idade militar, e ainda mais feridos e outros afectados por graves sequelas.

Portanto valeu a pena fazer o 25 de Abril e vale a pena e dar-lhe continuidade !   Viva!

O 25 de Abril está vivo e tem futuro !

Pois perante a situação actual, não concordamos de forma alguma com aquilo que vaticinam alguns “gurus” por exemplo com aquela ideia, talvez nostálgica, de que com estas Comemorações dos “50 Anos do 25 de Abril se encerra um ciclo” da vida do País e da Democracia ou seja e de certa forma, querem também dizer-nos nas entrelinhas, “já basta de comemorações do 25 de Abril” ou mesmo “já basta de o evocar em geral”…

De nossa parte não estamos mesmo nada dispostos a ir por aí !

Desde logo, a Revolução do 25 de Abril e o processo que esta fez avançar são dos mais importantes acontecimentos Históricos de Portugal e do Povo Português !

Acresce que na situação actual, o Mundo “morre” nas guerras terríveis que ecoam em vários pontos do Globo com os seus cortejos de morte, destruição e sofrimentos, guerras para onde se está a arrastar Portugal e que também ameaçam agudizar-se a pontos assustadores de não-retorno…

Pois sem querer criticar de forma alguma outros acontecimentos maiores da nossa História onde tivemos que lutar em guerras muito violentas que nos foram impostas,  o 25 de Abril também se fez na boa perspectiva de acabar com a guerra colonial ou seja,  pretendeu-se fazer a Paz, o que foi conseguido.

Ora, a defesa da Paz entre os Povos e as Nações é hoje um desiderato vital que pode ir beber inspiração e razões aos objectivos do 25 de Abril de 1974 e às normas da Constituição da República Portuguesa, sua “filha legítima”. Assim, muito importa evocar e fazer cumprir Abril, hoje e sempre !

Mas também temos que enfrentar as ameaças de outro tipo e os seus promotores  que, de hoje em dia, ameaçam o Regime Democrático fundado no 25 de Abril, aliás tirando abusivo proveito político e partidário dos problemas graves que afligem as Portuguesas e os Portugueses, problemas que, de facto, urge resolver.

Cabe aqui recordar as palavras proferidas pelo herói individual maior do 25 de Abril de 1974, o capitão Salgueiro Maia, pouco tempo antes de falecer prematuramente, como é sabido, aos 47 anos de idade, e cito-o :

– “Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.  Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir!”

Sábias e avisadas palavras estas !…

E termino apelando para todas e para todos no sentido de se construir a convergência prática entre os Democratas para começar a resolver os problemas que nos afectam o que também será a melhor forma de defender a Democracia e a Liberdade bem como o Desenvolvimento e a Independência Nacional do nosso País.  Por tudo isso e por mais ainda :

Viva os “50 anos do 25 de Abril de 1974 !                 25 de Abril, Sempre !

19 de Abril de 2024

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira.

João Dinis

( CDU )

LEIA TAMBÉM

Por favor, ajudem-nos. Autor: Fernando Tavares Pereira

Depois de ter chamado, em vários textos, a atenção do Executivo que se encontrava no …

Celebrar Abril, 50 anos depois. Autor: Renato Nunes

O ano de 2024 assinala o cinquentenário da Revolução de 1974 e os 500 anos …