Home - Outros Destaques - Novas instalações da ESTGOH podem representar um investimento de seis milhões de euros

Novas instalações da ESTGOH podem representar um investimento de seis milhões de euros

Antigo hotel S. Paulo recebe a nova residência estudantil e custa um milhão de euros…

O projecto para a nova escola do Politécnico de Coimbra em Oliveira do Hospital “está praticamente pronto” e deverá representar um investimento de seis milhões de euros, revelou o presidente deste estabelecimento de ensino superior. “Estamos a trabalhar com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para termos uma nova escola em Oliveira do Hospital e o projecto está praticamente pronto”, avançou Jorge Conde, referindo que a nova residência estudantil, com 98 camas, irá nascer no antigo hotel S. Paulo. Trata-se de uma propriedade da família da socialista e ex-presidente da Assembleia Municipal oliveirense Dulce Pássaro e irá custar um milhão de euros.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) sublinhou ainda que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH) instalada em Oliveira do Hospital tem vindo “a crescer todos os anos” e “não cabe no espaço que tem”. “Portanto, ou se encontra uma solução rapidamente para a Escola de Oliveira do Hospital ou vamos começar a travar o crescimento dela”, alegou.

Jorge Conde explicou, em declarações à Lusa, que a construção do novo complexo escolar, que a Câmara de Oliveira do Hospital estima que possa estar pronto no final deste ano e a entrar em funcionamento ao longo do ano 2024, “vai libertar a escola primária que existe no centro da cidade”. “Essa escola primária fica a 150 ou 200 metros da nova residência que vamos fazer [com capacidade para 100 camas]. Iremos mudar a actual escola de Oliveira do Hospital, depois do investimento que se supõe que seja de seis milhões [de euros], para umas novas instalações”, conta.

Apesar do IPC não ter ainda garantidas as verbas necessárias para a construção das novas instalações, Jorge Conde deixou a garantia de que o Instituto está empenhado, em conjunto com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em “encontrar verbas nestes financiamentos todos que por aí andam”. “Tanto quanto sabemos, vai haver mais dinheiro do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para o ensino superior, quer em concursos nacionais feitos a partir do nosso Ministério, quer em concursos regionais. O nosso objectivo é que [a escola] entre, no máximo, em funcionamento em 2025/2026”, concluiu.

O Politécnico de Coimbra vai remodelar as suas seis residências, prevendo ainda iniciar, até ao final do ano, a construção de outras duas, com um total de 500 camas. “Neste momento estamos a iniciar a remodelação de todas as nossas residências, num investimento que ultrapassa os 3,5 milhões de euros”, referiu Jorge Conde. “Contamos, até ao final do ano, iniciar a construção de uma residência de 400 camas em Coimbra e de uma residência de 100 camas em Oliveira do Hospital”, adiantou. A residência prevista para Oliveira do Hospital irá nascer no antigo Hotel São Paulo.

“Serão 98 camas, num valor total de 4,2 milhões de euros: um milhão de euros para a aquisição do hotel e 3,2 milões para a remodelação. A nossa perspectiva é que a remodelação do hotel demorará no máximo ano e meio, ou seja, estará pronta para o início do ano lectivo 2025/2026”, indicou.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira Hospital volta a anunciar ampliação e remodelação do Centro de Saúde, mas não avança datas

A remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde da cidade de Oliveira do …

Jorge Mendes apresenta “Monografia histórica de Santa Ovaia”

A Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe amanhã, pelas …