Correio da Beira Serra

Oliveira do Hospital é um dos 8 municípios do país escolhidos para o arranque do novo cadastro do território

A informação foi avançada ontem pelo Ministério do Ambiente, que anunciou já a abertura de um concurso público internacional para o lançamento da primeira fase do projecto, que por enquanto fica apenas circunscrito a oito municípios, com um risco de incêndio florestal elevado.

Na região, os concelhos abrangidos são, apenas, Oliveira do Hospital e Seia. O intitulado “Sinergic Cadastral Multifuncional”, visa uma actualização integrada entre o cadastro geométrico, sob a alçada do Instituto Geográfico Português, o das conservatórias prediais e das finanças.

Com este novo sistema, todas as alterações introduzidas passam a ser feitas no momento e “online”.

Em declarações à agência Lusa, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, salientou que este “cadastro do século XXI vai permitir um levantamento rigoroso e a delimitação geométrica da propriedade, a identificação do proprietário e a determinação do valor em causa”.

Este projecto, é visto por vários especialistas como uma importante ferramenta na gestão do território. Pois, conforme referiu também à Lusa o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, “há 20 por cento do país que não se sabe de quem é”.

Exit mobile version