O município de Oliveira do Hospital vai inaugurar amanhã em Ervedal e num espaço pertencente à antiga Junta de Vila Franca da Beira duas rotundas que pretendem homenagear a mulher queijeira e a indústria das madeiras. A União de Junta de Freguesia daquelas localidades e a Câmara Municipal de Oliveira Municipal, promotoras da iniciativa, convidaram mesmo a população para comparecer nas cerimónias, que têm lugar às 15h00 e 16h00, a seguir às quais será servido um lanche convívio.
A rotunda Norte, localizada na antiga Freguesia de Vila Franca, na estrada que liga Oliveira do Hospital a Nelas, vai homenagem à Mulher Queijeira, contando no centro com uma escultura, é a primeira a ser inaugurada. “É um tributo à arte ancestral de fazer o queijo, perpetuando o papel da mulher na economia do Concelho de Oliveira do Hospital”, referem os promotores, sublinhando o empenho do município na promoção do Queijo Serra da Estrela. “O maior reconhecimento deste produto endógeno é a aposta do Município de Oliveira do Hospital na promoção e divulgação do Queijo Serra da Estrela na Festa do Queijo, considerada como a maior festa do Queijo a nível nacional”, acrescentam.
No lado oposto, à entrada de Ervedal da Beira, pelas 16h00, é estreada uma outra rotunda, esta destinada a homenagear a Indústria das Madeiras. O interior conta com “um monumento” que pretende ser “um reconhecimento a este sector” que tem actividade naquela localidade desde 1920, “aquando da instalação da primeira fábrica de serração e moagem”.
“Esta homenagem tem um significado especial para todos aqueles que criaram as suas fábricas, assim como para todos os seus trabalhadores”, explicam os promotores nos convites enviados à população, acrescentando que esta indústria tem sido o sustento de muitos trabalhadores e seus familiares ao longo de várias décadas. “Ainda hoje é a actividade económica mais relevante da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, dando grande dinamismo à zona da Cordinha”, esclarecem.