A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, a segunda edição do Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa”, dedicado ao Borrego Serra da Estrela DOP. Segundo o município, o evento pretende valorizar “aquele que é um produto de excelência da região, com vista à criação de uma nova marca identitária da gastronomia local”. A iniciativa, que conta com os apoios da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) e da Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL (Estrela COOP), visa atrair visitantes para descobrirem e desfrutarem da oferta gastronómica e das potencialidades turísticas do concelho.
Após o balanço positivo da primeira edição, em Fevereiro de 2024, que contou com a adesão de mais de duas dezenas de restaurantes, o município diz pretender, uma vez mais, promover os pratos típicos da região, confeccionados com produtos locais de qualidade, ao mesmo tempo que estimula a economia e o comércio local. Nesse sentido, já reuniu com produtores de Borrego Serra da Estrela DOP e com os proprietários dos restaurantes aderentes ao certame.
“O borrego é uma das receitas incontornáveis que ocupa destaque na mesa dos oliveirenses e na Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital. É um prato disponível na maioria dos espaços de restauração do concelho durante todo o ano, tradicionalmente servido assado em forno a lenha, acompanhado de batata corada e grelos, ou numa abordagem mais criativa”, refere uma nota da autarquia.
Em Oliveira do Hospital, é possível encontrar ainda outros pratos de borrego, como a caldeirada de borrego, o arroz de fressura ou o borrego na brasa, identitários do concelho. A par destes sabores, destacam-se ainda a tigelada, o doce de abóbora, a marmelada, o requeijão, o Queijo Serra da Estrela e os vinhos do Dão.