O município de Oliveira do Hospital realiza amanhã uma cerimónia evocativa dos sete anos do trágico incêndio de 15 de Outubro de 2017. A cerimónia está agendada para as 18h00, com uma romagem ao “Mural em Memória do Grande Incêndio de 15 de Outubro de 2017”, nos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, onde será colocada uma coroa de flores.
No dia 15 de Outubro, e a partir das 17h00, o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, e o seu executivo, prestam também uma homenagem às vítimas do grande incêndio, com uma romagem aos cemitérios das localidades do concelho onde se encontram sepultadas.
Serão depositadas coroas de flores nos cemitérios de Avô, Ervedal da Beira, Nogueira do Cravo, São Gião, São Paio de Gramaços, cemitério velho de Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.
Do programa faz ainda parte a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, às 19h00, onde serão acesas 13 velas em memória das treze vítimas mortais. Pelas 18h45, os sinos das igrejas vão também tocar 13 badaladas em homenagem às vítimas mortais.
O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, conta que esta cerimónia evocativa pretende constituir um momento de homenagem às vítimas do trágico incêndio de 15 de Outubro de 2017, que tirou a vida a 13 pessoas, matou inúmeros animais, devastando também 97 por cento da floresta e destruindo centenas de casas e empresas.
O 15 de Outubro de 2017 é um dia que nunca sairá das nossas memórias, frisa o autarca, elogiando toda a comunidade oliveirense pela forma heróica como se reergueu de uma tragédia sem paralelo na história de Oliveira do Hospital.