Home - Sociedade - Oliveirense candidata-se ao lugar de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano

 

O lugar do próximo Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) – a obediência maçónica mais antiga de Portugal – , poderá vir a ser ocupado por um maçon natural de Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. Trata-se de Filipe Frade, um militar na reserva, que no próximo dia 7 de Junho vai disputar as eleições do GOL com o actual grão-mestre, António Reis, que se recandidata ao lugar.

Oliveirense candidata-se ao lugar de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano

Imagem vazia padrãoNatural de Vila Franca, localidade onde habitualmente reside, Frade – um alto- grau da maçonaria – passou grande parte da sua vida na Bélgica e tem fortes ligações ao Grande Oriente Belga, onde foi iniciado.

A maçonaria está instalada em Portugal desde o século XVIII e em 1738 foi considerada pela igreja católica como uma “heresia perversa”. O General Gomes Freire de Andrade, que chegou a alcançar o título de 3º Conde da Bobadela, foi grão-mestre do GOL e, em 1817, foi enforcado sob a acusação de “conjura liberal”.

No período do Estado Novo, a maçonaria portuguesa foi sempre alvo de várias perseguições e é após o 25 de Abril que aquela obediência é reabilitada.

Em Oliveira do Hospital, existem hoje vários maçons e a maior parte deles reúne numa loja do GOL, localizada em Coja, concelho de Arganil. Entre os seus principais impulsionadores, encontrava-se o histórico socialista, entretanto falecido, Fernando Valle.

Na cidade, há ainda algumas marcas que os maçons deixaram na arquitectura local e até o próprio Salão Nobre da Câmara Municipal exibe – por cima da mesa de reuniões – um tríptico com simbologia maçónica, que foi mandado pintar no tempo do Estado Novo.

LEIA TAMBÉM

Homem fica em prisão preventiva por ameaçar companheira em Celorico da Beira

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR, no concelho de Celorico da Beira, …

O provável regresso da neve, chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Guarda em alerta amarelo …