O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR da Lousã deteve ontem oito homens com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, nos concelhos da Lousã, Vila Nova de Poiares e Coimbra. As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação por tráfico de produtos estupefacientes que teve início em 2021.
A GNR Guarda realizou diligências policiais que permitiram deter os oitos suspeitos e dar cumprimento a 22 mandados de busca, 11 domiciliárias e 11 em veículos. Da acção policial resultou a apreensão do seguinte material: 458 doses de canábis resina; Duas doses de cocaína; 45 doses de MDMA; 651 euros em numerário; 20 euros em notas falsas; Duas balanças; Duas réplicas de armas; Um cartucho; Duas viaturas; Quatro armas brancas; 12 telemóveis; Duas televisões; Duas colunas; Duas consolas de jogos, Uma coluna portátil, um disco externo e diversos documentos.
A operação contou com o reforço de militares do Comando Territorial de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria e Braga, do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) e Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), num total de 120 militares. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos para o Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra.