A participação conjunta das Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, revelou-se um êxito estratégico. Durante cinco dias, entre 22 e 26 de Janeiro, milhares de visitantes, entre público e profissionais do sector, passaram pelo stand comum das quatro CIM, confirmando o interesse pela diversidade e autenticidade da oferta turística do Centro de Portugal.
A FITUR, considerada a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes do mundo, reuniu este ano 255 mil visitantes, incluindo 155 mil profissionais, segundo dados da IFEMA Madrid. O espaço conjunto das quatro CIM destacou-se por uma programação diversificada, que valorizou a transumância, o enoturismo, o turismo de natureza, o património e o bem-estar, culminando numa forte aposta na gastronomia e nos vinhos.
O evento serviu não apenas para atrair visitantes, mas também para fomentar contactos estratégicos. Durante os três primeiros dias, dedicados a profissionais, realizaram-se reuniões de negócios e acções de networking, abrindo caminho a futuras colaborações.
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, considera que a participação na feira foi um momento decisivo para a afirmação da região. “A FITUR 2025 foi um momento decisivo para mostrarmos, de forma concertada, o melhor que a região Centro tem para oferecer. A forte receptividade dos cerca de 255 mil visitantes e o sucesso das nossas apresentações comprovam que a estratégia de nos apresentarmos em conjunto foi a mais acertada. A aposta em dar a conhecer a excelência da proposta turística de Viseu Dão Lafões no mercado ibérico é para manter”, afirma.
O Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu, também sublinhou a importância desta presença conjunta na maior feira ibérica do sector. “A participação da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela na FITUR 2025 foi um marco para a promoção do nosso território. Em parceria com as regiões de Coimbra, Leiria e Viseu Dão Lafões, conseguimos posicionar novamente o Centro de Portugal como um destino turístico de excelência, destacando a riqueza natural, cultural e gastronómica das nossas regiões. Esta presença conjunta demonstrou a vitalidade do sector turístico e a importância de plataformas semelhantes para a promoção dos nossos municípios, proporcionando a oportunidade de estabelecer novas parcerias, atrair investimentos e aumentar a visibilidade internacional. Estamos confiantes de que os frutos desta participação conjunta se farão sentir a curto e médio prazo, através do aumento do número de visitantes, consolidando o sucesso desta inovadora estratégia de promoção e da união de esforços entre as quatro Comunidades Intermunicipais”, sublinha.
Destaques da programação: transumância, vinhos e património
O primeiro dia da feira ficou marcado pela candidatura da transumância a Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa iniciativa dos municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia. Além disso, a Região de Coimbra apresentou Góis e Pampilhosa da Serra, enquanto a Região Beiras e Serra da Estrela destacou os Trilhos Verdes de Manteigas e Figueira de Castelo Rodrigo.
No segundo dia, o enoturismo e o turismo de natureza dominaram as apresentações. O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, visitou o stand e enalteceu a aposta no turismo de experiências. A CIM Viseu Dão Lafões deu a conhecer as Ecopistas do Dão e do Vouga, enquanto a Região Beiras e Serra da Estrela destacou Sortelha e o Queijo Serra da Estrela DOP. Já a Região de Leiria promoveu as praias e a arte xávega da Marinha Grande, e a Região de Coimbra apresentou eventos gastronómicos e culturais. O dia encerrou com uma prova de vinhos das regiões da Bairrada, Beira Interior e Dão.
O terceiro dia centrou-se no turismo de bem-estar e património. A Região Beiras e Serra da Estrela destacou Belmonte e a sua herança judaica, enquanto a Região Viseu Dão Lafões promoveu as termas de São Pedro do Sul. A Região de Leiria focou-se no turismo de natureza em Pedrógão Grande e na Praia das Rocas, e a Região de Coimbra apresentou o projecto Soure Templário.
Nos dois últimos dias, abertos ao público, a gastronomia e os vinhos foram os protagonistas, com degustações que atraíram um grande número de visitantes.
União das CIM fortalece projecção internacional
Para o Presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, a participação conjunta foi uma aposta ganha. “A participação da Região de Coimbra na FITUR, pela segunda vez consecutiva, foi bastante profícua, uma vez que tivemos milhares de visitantes interessados em ver e provar o melhor que este território tem para oferecer. Este ano, com uma parceria inovadora com a CIM Região Beiras e Serra da Estrela, a CIM Região de Leiria e a CIM Viseu Dão Lafões, que se revelou uma mais-valia para a promoção conjunta de um destino turístico abrangente e diversificado. Esta participação faz parte de uma estratégia acertada importante para promover o turismo na região, que tencionamos manter, mostrando a sua diversidade e atraindo visitantes e investimentos”, afirma.
O Presidente da CIM Região de Leiria, Gonçalo Lopes, destaca o impacto da colaboração. “A colaboração inédita entre quatro Comunidades Intermunicipais da região Centro na promoção conjunta na FITUR destacou-se como um grande sucesso. O stand partilhado pelas CIM da Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões atraiu milhares de visitantes, promovendo a diversidade turística e os produtos regionais. Esta acção conjunta não só reforçou a visibilidade das regiões na maior feira de turismo da Península Ibérica, como também gerou oportunidades comerciais estratégicas através de networking e reuniões de negócios, marcando um passo significativo para o desenvolvimento integrado e colaborativo”, conclui.
De acordo com um balanço conjunto das quatro CIM, a presença na FITUR 2025 foi um modelo de sucesso que deverá ser repetido. “Com uma recepção extremamente positiva e a criação de novas oportunidades de negócio, a presença conjunta das quatro Comunidades Intermunicipais do Centro de Portugal na FITUR 2025 confirmou-se como um modelo de sucesso a repetir”, refere o comunicado divulgado pelas CIM da Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.