Home - Politica - Pedro Nuno Santos promete eliminar todas as portagens nas antigas SCUT do interior e Algarve

Pedro Nuno Santos promete eliminar todas as portagens nas antigas SCUT do interior e Algarve

“Nós fizemos uma maldade a grande parte do território. Não tínhamos esse direito”.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, prometeu hoje, no Porto, eliminar todas as portagens nas antigas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) no interior do país e no Algarve. “Ao longo dos últimos anos, nós temos feito um esforço para reduzir as portagens. Nós não vamos reduzir mais as portagens no interior. Nós vamos eliminar as portagens no interior do país e no Algarve”, disse o líder do PS durante o Fórum Portugal Inteiro, em que se debateu o programa eleitoral do PS.

De acordo com o secretário-geral do PS, em causa estarão a A4, A22, A23, A24 e A25. “Nós fizemos uma maldade a grande parte do território. Não tínhamos esse direito. Temos que repor a justiça e o respeito por quem vive e trabalha no interior do país”, considerou Pedro Nuno Santos.

O líder do PS estipulou como objectivo que “de Torres Novas a Castelo Branco, à Covilhã, à Guarda, a Viseu, depois a Vila Real e Bragança se possa fazer este trajecto sem pagar portagens”.

A partir do início deste ano, as portagens das antigas SCUT no interior e no Algarve passaram a ter uma redução de preços de até 30 por cento para veículos ligeiros face aos preços até 31 de Dezembro, segundo uma portaria do Governo.

Segundo o Governo, foram abrangidos por estes novos descontos os lanços e sublanços da auto-estrada 22 (antiga SCUT do Algarve ou Via do Infante), auto-estrada 23 (na Beira Interior), auto-estrada 24 (no Interior Norte) e auto-estrada 25 (da Beira Litoral/Beira Alta).

Passaram também a ter as mesmas condições de redução de taxas de portagens das vias ex-SCUT do Interior lanços e sublanços da auto-estrada 4 (A4) Transmontana e Túnel do Marão e auto-estrada 13 (A13) e A13-1, no Pinhal Interior.

A medida de redução dos preços das portagens foi aprovada pelo Governo em 28 de Setembro de 2023.

Estas auto-estradas foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas.

Foto: Facebook de Pedro Nuno Santos

LEIA TAMBÉM

Nelas promove formação em suporte básico de vida e manuseamento de extintores aos auxiliares das Escolas do Concelho

O Município de Nelas promoveu, no dia 24 de Fevereiro, formação em Suporte Básico de …

Nelas isenta empresas da derrama até 150 mil euros

As empresas e comércio do concelho de Nelas vão ter isenção da derrama até 150 …