Bloco habitacional com 19 fogos será construído junto às piscinas municipais. Município aposta também na reconversão de antigas escolas primárias.
A Câmara Municipal de Penacova vai construir um novo edifício habitacional com 19 apartamentos, no âmbito do programa de habitação pública apoiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O contrato de consignação da obra foi assinado esta terça-feira entre o presidente da câmara, Álvaro Coimbra, e o administrador da empresa responsável pela empreitada, Rodrigo Mateus, da Ramalpombeiro, Construções, Lda.
O novo bloco de habitação, que ficará localizado na zona da Eirinha, junto às piscinas municipais, integra dez apartamentos de tipologia T2, cinco T3 e quatro T1. O investimento total ascende a 2,3 milhões de euros.
De acordo com o presidente da câmara, Álvaro Coimbra, o objectivo principal da medida é “ajudar a equilibrar o mercado da habitação, com rendas acessíveis, para atrair novas famílias para Penacova”. O autarca sublinhou ainda que esta construção se insere numa estratégia mais ampla de promoção do acesso à habitação no concelho.
Além do novo edifício, a autarquia prevê a reconversão de antigas escolas primárias em habitação. As intervenções vão abranger os edifícios desactivados das escolas de Paradela da Cortiça, Parada e Friúmes, que serão adaptados para criar novas soluções habitacionais no meio rural.
O projecto integra o parque público de habitação e procura responder às necessidades habitacionais da população, promovendo a fixação de novos residentes e reforçando a coesão territorial no concelho.