Home - Últimas - Penacova: obras para transformar Mosteiro do Lorvão em hotel devem começar em 2025

Penacova: obras para transformar Mosteiro do Lorvão em hotel devem começar em 2025

A empresa Soft Time que venceu o concurso para transformar o Mosteiro do Lorvão, no concelho de Penacova, num hotel prevê que as obras possam avançar em 2025, afirmou hoje à agência Lusa o concessionário.

“Temos o projecto de arquitectura aprovado, com condicionantes por parte da Direcção Regional da Cultura [agora unidade de cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro] e iniciámos as especialidades”, disse à agência Lusa o responsável da empresa que venceu, em 2021, o concurso para a concessão daquele monumento nacional com vista a transformá-lo numa unidade hoteleira.

Em 2021, aquando do anúncio da concessão pelo Governo, perspectivava-se que o início da exploração começasse em 2024, mas o projecto sofreu algum atraso, nomeadamente na atribuição do parecer favorável pela na altura Direcção Regional da Cultura.

Segundo Sérgio Aleixo, a perspectiva, de momento, é entregar as especialidades entre o final de 2024 e o início de 2025 e começar no próximo ano as obras.

“Depois da entrega das especialidades, teremos de consultar construtores e avançar, dentro da disponibilidade dos mesmos. O nosso objectivo é começar as obras em 2025, se possível já no primeiro semestre”, afirmou à Lusa Sérgio Aleixo.

Segundo o responsável da Soft Time, empresa que também venceu recentemente o concurso de concessão do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, no concelho vizinho de Coimbra, o hotel no Mosteiro do Lorvão terá 93 quartos.

Além da reabilitação do imóvel, o concessionário paga uma renda anual de 37.320 euros ao Estado, durante todo o período de concessão (50 anos).

O conjunto arquitectónico, que albergou durante meio século o Hospital Psiquiátrico de Lorvão, é um dos imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Finanças e Cultura, que envolve também as autarquias locais, com coordenação do Turismo de Portugal. O programa prevê a requalificação de património para fins turísticos.

O Mosteiro do Lorvão remonta à data da primeira reconquista cristã de Coimbra, no século IX, tendo sofrido remodelações no século XVI, estando classificado como monumento nacional desde 1910.

 

LEIA TAMBÉM

CDU apresenta cabeças de lista em Tábua com promessa de “dar voz aos anseios das populações”

José Manuel Oliveira é o candidato à câmara, Fernando Moitas encabeça a lista à assembleia …

Nova unidade oftalmológica em Tábua aposta na tecnologia para prevenir cegueira evitável

Centro de Saúde passa a dispor de equipamento avançado para diagnóstico precoce de doenças como …