A Câmara Municipal de Penacova começou, hoje, uma campanha para impulsionar o comércio local e de proximidade que decorrerá até final de 2024. Ao contrário daquilo que é habitual de acontecer durante a época de natal, esta iniciativa arranca mais cedo e prolonga-se ao longo do ano de 2024.
“Esta campanha, tradicionalmente, ocorreria só na época natalícia. Como precisamos de ajudar o comércio local e o comércio tradicional, e entendemos que os tempos actuais não são fáceis, resolvemos elaborar uma campanha que vai decorrer até final de 2024”, disse hoje, numa conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.
Com o slogan “O que cá comprar, cá fica!”, todos os interessados podem fazer compras nos estabelecimentos aderentes à iniciativa e, em troca, recebem um ‘voucher’ para poderem reinvestir nas lojas do concelho.
Aderiram à campanha cerca de 140 estabelecimentos de todo o concelho, desde restaurantes, cabeleireiros, lojas de vestuário, calçado e informática, padarias, talhos, papelarias, ópticas e cafés, que vão estar identificados com um autocolante na vitrina do edifício.
“É uma campanha que pretende, sobretudo, impulsionar o comércio local, estimular as vendas e incentivar os nossos munícipes, os habitantes do concelho, para que comprem nas nossas lojas”, afirmou o autarca.
Por cada dez euros em compras, as pessoas recebem um selo que colocam num cartão, sendo que, quando esse cartão possuir cinco selos é colocado numa tômbola para sorteios mensais de cinco ‘vouchers’ com duração de um ano – um no valor de 200 euros, dois no valor de 100 e dois no valor de 50 euros. Na altura de Natal, o valor global dos prémios aumenta para o dobro.
Os prémios mensais totalizam uma verba de 6.500 euros, no entanto, o autarca admitiu a possibilidade desses valores virem a ser reforçados consoante a adesão dos cidadãos.
A esta acção está associada uma campanha de publicidade, no valor de 3.500 euros, com vídeos nas redes sociais da Câmara Municipal e com ‘outdoors’ nas três vilas – Penacova, Lorvão e São Pedro de Alva. O município de Penacova preparou ainda brindes, como por exemplo sacos, que foram distribuídos pelos estabelecimentos aderentes.
“Quase a totalidade dos estabelecimentos do concelho aderiram à campanha, portanto, esses cerca de 140 não andarão muito longe do número total existente actualmente”, apontou.
Hoje é o dia de arranque da campanha a contar para o sorteio que vai acontecer em Dezembro.
A tômbola para a colocação dos cartões estará no átrio da Câmara Municipal de Penacova.