Home - Últimas - Politécnico da Guarda vence prémio de melhor poster científico com estudo sobre o Académico de Viseu

Politécnico da Guarda vence prémio de melhor poster científico com estudo sobre o Académico de Viseu

Uma equipa do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) venceu o prémio de melhor poster científico na categoria de “Treino e Performance Desportiva” no SPRINT Congress. O projecto distinguiu-se por uma investigação que avaliou, no início da época desportiva, a morfologia, a condição física e a funcionalidade dos jogadores profissionais do Académico de Viseu Futebol Clube, equipa da II Liga portuguesa.

O estudo foi desenvolvido por investigadores e alunos do Laboratório de Avaliação do Rendimento Desportivo, Exercício Físico e Saúde (LABMOV) do IPG. “Procurámos analisar eventuais diferenças entre as diversas posições dos jogadores em campo, ao nível da composição corporal, do controlo postural dinâmico e do desempenho muscular dos membros inferiores”, afirma Pedro Esteves, docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG e coordenador do projecto.

Os dados foram recolhidos com recurso a tecnologia avançada do LABMOV, incluindo dinamometria isocinética – que avalia a força muscular através do movimento articular –, plataformas de força e balanças de bioimpedância Inbody para análise da composição corporal.

“Os resultados evidenciaram diferenças relevantes entre médios e avançados, sobretudo ao nível da capacidade de produção de força dos membros inferiores”, explica Pedro Esteves. “De um ponto de vista prático, estes resultados reforçam a necessidade de desenhar programas especializados de treino, adaptados às especificidades de cada posição em campo, com vista à optimização do rendimento e à prevenção de lesões.”

Com base nesta investigação, foi elaborado um relatório técnico para o staff da equipa profissional do Académico de Viseu, com recomendações para ajustar a carga de treino e optimizar a preparação para a competição na II Liga.

O reconhecimento no SPRINT Congress resultou da apresentação do poster científico “Avaliação da massa corporal, do controlo postural dinâmico e da força muscular isocinética dos membros inferiores em futebolistas profissionais portugueses: diferenças entre posições no terreno”. A equipa do IPG premiada inclui os docentes Raúl Bartolomeu, José Teixeira, Carolina Vila-Chã e Faber Martins, bem como os estudantes João Rocha e Hélder Cruz, do curso de Licenciatura em Desporto.

A primeira edição do SPRINT Congress decorreu na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, sob o tema Shaping the Future of Sports. O evento foi promovido pelo Sport Physical Activity and Health Research & Innovation Center (SPRINT), uma unidade de investigação e desenvolvimento na área das Ciências do Desporto que integra um consórcio de oito instituições de ensino.

LEIA TAMBÉM

Eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Maio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem, 13 de Março, que as …

Previsão de condições meteorológicas adversas para amanhã na região centro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã períodos de chuva …