O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) mostrou-se convencido que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai ter direito a um novo edifício. “A expectativa é, pela primeira vez, podermos investir em Oliveira do Hospital”, revelou.
Jorge Conde, que falava na sessão solene do Dia do ISCAC relembrou as condições actuais da escola que pertence ao Instituto Politécnico de Coimbra. “A escola de Oliveira do Hospital funciona, há mais de 20 anos, num edifício que era o antigo quartel dos bombeiros”, disse.
O presidente do IPC frisou que há reais possibilidades de ganhar o concurso para o terreno onde será construído o novo edifício. “Acreditamos que vamos ganhar o concurso e que, pela primeira vez, vamos ter a oportunidade de começar a construir a escola de Oliveira de Hospital, fazendo um terço do que está por fazer”, anunciou.
Jorge Conde revelou ainda ao diário As Beiras que o IPC entregou um projecto, a 30 de Abril, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para financiar a obra da nova escola. “Entregámos um projecto para conseguir ter um financiamento da CCDRC até 2,5 milhões de euros, que esperamos conseguir garantir na totalidade”, assumiu Jorge Conde, salientando, no entanto, que não terá respostas para este projecto antes do final de Junho.
O antigo Hotel São Paulo, por seu lado, deverá brevemente ver iniciarem-se as obras de remodelação para dar lugar a uma residência universitária com 100 camas. Esta obra está incluída no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre a aquisição e remodelação vão ser investidos 4,2 milhões de euros e o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital diz esperar que a obra esteja concluída no início do ano escolar de 2025/2026.