A Cision, empresa de serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, realizou um estudo para avaliar o impacto mediático online dos três finalistas do troféu bola de Ouro – Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neur – que será entregue já no próximo dia 12 de Janeiro, em Zurique. O resultado não deixou grandes dúvidas: o internacional português é claramente o mais mediático, com um valor de 500 milhões de euros, contra 417 milhões para Messi e 154 milhões para Neur.
O estudo chegou a valores tendo por base as peças informativas veiculadas em todo o mundo sobre os jogadores em questão e os custos publicitários online de cada órgão de comunicação social. No total surgiram 2.027.593 conteúdos noticiosos apurados relativos aos três jogadores que podem levantar a Bola de Ouro FIFA 2014. Destes, 973.407 fizeram referência a Cristiano Ronaldo, 766.914 a Lionel Messi e 287.272 a Manuel Neur.
O potencial mediático online apurado de cada jogador relativamente ao ano de 2014, tendo em conta os conteúdos analisados, estima-se em 500 milhões de euros para Cristiano Ronaldo, 417 milhões para Messi e 154 milhões para Neur.
Este número de potencial mediático, refere a Cision, estabelece o valor exponencial que cada atleta representa na comunicação social online e representa o valor de cada um deles como marca. Habitualmente, os patrocinadores utilizam este valor de referência para ponderar quais as suas perspectivas de retorno.
O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi a totalidade do ano de 2014, tendo como universo um total de 730 milhões de artigos. A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.