Os números do investimento nesta edição da EXPOH avançados por José Francisco Rolo à agência Lusa parecem pecar por escassos, já que segundo os valores publicados no Portal Base os contratos dos cinco principais nomes musicais absorvem (114.530 mil euros) logo quase esses 130 mil euros anunciados como investimento…
Mais de 50 mil pessoas são esperadas na EXPOH de Oliveira do Hospital, que promete ser “um verdadeiro festival da família, música e gastronomia”, de 24 a 28 de Julho, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal. O autarca avançou, segundo a agência Lusa, que o investimento será entre os 120 e os 130 mil euros.
O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, explicou que a edição de 2024, cujo investimento rondou os 120 a 130 mil euros, foi pensada para ser “um verdadeiro encontro das famílias” e ainda para “dar as boas-vindas à diáspora” oliveirense. Estes valores apresentados pelo autarca parecem estar aquém do real, atendendo a que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai pagar mais de 114 mil euros por cinco dos principais nomes da música contratados para esta edição do evento. Zé Amaro, que vai cobrar 14.760 euros, Richie Campbel (arrecada 27.060 euros), Delfins (33.210 euros) e D.A.M.A (29.520 euros). Deste lote, Van Zee vai auferir de 13.530 euros. Alguns dos outros serviços, com contratos também publicados no Portal Base, como o da montagem e desmontagem de equipamentos logísticos, stands e outros, que está contratado por 62, 5 mil euros, enquanto a prestação de serviços e aluguer de equipamentos de som, iluminação e ecrã led, custará 43,6 mil euros. Só estes valores superam em muito os 130 mil euros anunciados.
“Este ano vamos assumir a EXPOH como um grande festival das famílias, na região Centro, com uma forte aposta no cartaz musical, com grandes nomes nacionais, e uma forte componente gastronómica. Estimamos receber mais de 50 mil visitantes”, destacou José Francisco Rolo. “Queremos fazer um festival com grandes nomes, mas também um festival que seja ponto de encontro das famílias. Para isso, temos a componente gastronómica, com a restauração, as tasquinhas, a ‘street food’ e também um novo espaço que é o OH Taberna”, informou. De acordo com o autarca, este novo espaço é dedicado às freguesias deste concelho do interior do distrito de Coimbra, onde irão “apresentar as suas especificidades, a sua gastronomia tradicional típica”.
“Simultaneamente serão divulgados os próximos eventos, um conjunto de iniciativas que dão dinamismo e força à actividade turística”, acrescentou. De acordo com José Francisco Rolo, o certame, que terá lugar ao longo de cinco dias, “cresceu para o seu exterior”. “Vai ter também uma zona de exposição institucional, de um conjunto de parceiros do Município de Oliveira do Hospital, como a Comunidade Intermunicipal [da Região de Coimbra], escolas do concelho, que terão oportunidade de apresentar às famílias a sua oferta formativa”, concretizou.
Também o sector automóvel ganha um espaço na EXPOH, bem como o sector das máquinas e dos acessórios e ainda o sector imobiliário.
“Teremos também uma fanzone, com simuladores de ralis e outros, várias actividades de lazer e também uma componente dirigida às crianças”, descreveu.
O cartaz musical prevê os espectáculos de Zé Amaro, Tiago Taborda e dos Irmãos Coragem logo no dia de abertura do certame; e Rafael Abrantes, “Van Zee” no dia seguinte.
A 26 de Julho sobe ao palco Richie Campbell, José Pinhal Post-Mortem Experience, enquanto no dia seguinte é a vez dos Delfins.
A 28 de Julho, a EXPOH encerra com os Dama e com um concerto dos Pearl Band Pearl Jam Tribute.
O dia 24, dia de arranque do certame, é de entrada gratuita, variando o bilhete diário dos restantes dias entre os três e quatro euros, enquanto o bilhete geral tem o valor de 12 euros.
“Serão cinco dias de uma mostra da vitalidade e força do concelho de Oliveira do Hospital, do seu dinamismo económico e social”, concluiu o autarca.