Mais de 50 mil pessoas são esperadas no próximo fim-de-semana em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, para a Festa do Queijo Serra da Estrela, que contará com mais de 200 expositores, segundo as estimativas do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. O evento, que decorre amanhã e domingo no centro da cidade, pretende, segundo o autarca, afirmar-se cada vez mais no mercado ibérico.
“Com todo o investimento feito e também numa lógica de internacionalização junto do mercado ibérico, temos como fasquia ultrapassar os 50 mil visitantes, nos dois dias de feira”, afirmou José Francisco Rolo, em declarações à agência Lusa.
O certame ocupará uma área de cerca de 20 mil metros quadrados e terá uma Tenda dos Queijos com seis produtores de queijo Serra da Estrela, além de expositores de vinhos do Dão, mel, frutos secos, enchidos, compotas, panificação e carnes fumadas.
Castro Verde será o município convidado desta edição, levando a Oliveira do Hospital o queijo de Serpa. De Espanha, está confirmada a presença de produtores da Galiza e de León.
A Festa do Queijo contará ainda com cinco palcos para diversas actividades culturais e etnográficas e uma área de mostra animal, onde os visitantes poderão contactar com a ovelha bordaleira, essencial para a produção do queijo Serra da Estrela. Está também previsto um concurso de ovinos e a confecção de um requeijão de grandes dimensões, que será fatiado e distribuído no encerramento do evento.
O programa inclui ainda uma área pedagógica dedicada à sensibilização ambiental e à sustentabilidade da produção do queijo Serra da Estrela, bem como uma zona de restauração onde será possível provar novas abordagens gastronómicas ao borrego.
“Teremos surpresas, com lançamento de novos produtos, alguns bastante estimulantes e inovações ao nível dos produtos locais”, adiantou o autarca.