Home - Outras notícias - Presidente da Comissão Europeia garante acção rápida para vacina do COVID-19 “no Outono”

Presidente da Comissão Europeia garante acção rápida para vacina do COVID-19 “no Outono”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu hoje procedimentos regulatórios rápidos para no Outono haver uma vacina contra o Covid-19. Lembrou ainda a oferta norte-americana ao laboratório alemão que a desenvolve, o que,  no seu entender, “mostra reconhecimento”.

“O facto de outros países terem tentado comprar essa empresa mostra que ela está na linha da frente da investigação, é altamente reconhecida, e está a trabalhar numa patente que já foi aprovada após os procedimentos necessários”, declarou a líder do executivo comunitário que falava aos jornalistas, em Bruxelas, após uma videoconferência com os líderes da União Europeia (UE) sobre o surto do novo coronavírus. Ursula von der Leyen sublinhou que a CureVac, uma empresa de Tübingen, na Alemanha, “é altamente especializada neste campo”. “E estimativa que temos é que, no outono, possa ter uma vacina que combata o coronavírus”, insistiu.

Questionada sobre o curto prazo, Ursula von der Leyen garantiu procedimentos mais rápidos do lado dos reguladores: “Como estamos numa severa crise, podemos acelerar os processos que, normalmente, são mais lentos e demoram mais tempo por serem muito burocráticos”. “Seria muito importante para nós [produzir esta vacina] porque é uma empresa europeia, que queremos manter na Europa e que quer ficar na Europa”, adiantou.

Horas antes, através de um vídeo publicado na rede social Twitter, Ursula von der Leyen anunciou esperar que a potencial vacina para o novo coronavírus que está a ser pela biofarmacêutica CureVac esteja no mercado até ao outono, podendo “salvar vidas dentro e fora da Europa”.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …