Home - Últimas - Programa CLDS-5G vai beneficiar mais de quatro mil pessoas em situação de vulnerabilidade no concelho de Seia

Programa CLDS-5G vai beneficiar mais de quatro mil pessoas em situação de vulnerabilidade no concelho de Seia

Plano de intervenção social, aprovado pelo Instituto da Segurança Social, tem financiamento de 644.800 euros e estará em vigor até 2028.

O município de Seia vai contar com um novo Contrato Local de Desenvolvimento Social da 5.ª Geração (CLDS-5G), aprovado pelo Instituto da Segurança Social, com um financiamento global de 644.800 euros, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Seia, em nota enviada à agência Lusa.

A candidatura, submetida no âmbito do programa “Pessoas 2030”, visa responder a problemáticas identificadas no diagnóstico social do concelho, como o desemprego, o envelhecimento, o despovoamento das zonas rurais, a exclusão e a pobreza, através de um plano de acção estruturado com horizonte até 2028.

Segundo a autarquia do distrito da Guarda, o programa, designado [Des]Envolver Seia, prevê beneficiar directamente 4.730 pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica, por via da dinamização de 67 actividades “orientadas para o apoio, capacitação e reforço da coesão social”.

Entre as medidas previstas, encontram-se acções de apoio ao empreendedorismo, programas de empregabilidade e qualificação profissional, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis e iniciativas de integração comunitária.

O executivo municipal adianta ainda que “o programa contempla respostas dirigidas à população idosa, visando o combate ao isolamento social, e prevê também a implementação de medidas de capacitação comunitária, com vista ao reforço da resposta local em situações de emergência social”.

A operacionalização do CLDS-5G será assegurada por uma equipa de cinco técnicos superiores, responsáveis pela execução do plano de acção e pela articulação com as entidades parceiras envolvidas no projecto.

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …