Home - Últimas -  Programa Regional de Centro aponta como projectos estratégicos a conclusão do IC6 e barragem de Girabolhos

 Programa Regional de Centro aponta como projectos estratégicos a conclusão do IC6 e barragem de Girabolhos

O Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Centro, actualmente em consulta pública até 11 de Abril, considera a conclusão do IC6 e a construção das barragens de Girabolhos e do Alvito como projectos estratégicos para a região centro. A construção da auto-estrada entre Coimbra e Viseu é outra das propostas em destaque neste documento de ordenamento do território que, recorde-se, define a estratégia regional de desenvolvimento territorial.

De acordo com o documento, consultado pela agência Lusa, a concretização destes projectos depende do Governo e visa o desenvolvimento e a coesão da região Centro até 2030, com uma execução alinhada aos desafios identificados para o futuro da região.

Entre os projectos defendidos, destaca-se a construção das barragens de Girabolhos, no rio Mondego, e do Alvito, no afluente do Tejo, Ocreza. Ambas as barragens foram canceladas em 2016, mas agora são apresentadas como essenciais para a reserva de água e a minimização de riscos de cheia, particularmente no contexto de alterações climáticas.

A barragem de Girabolhos, que poderia beneficiar concelhos do distrito da Guarda, serviria também para assegurar o abastecimento de água a populações da região de Viseu, além de reduzir o risco de cheias em Coimbra e no Baixo Mondego. Por outro lado, a construção da barragem do Alvito permitiria reforçar a resiliência hídrica do Tejo e garantir um caudal ecológico mais robusto.

O PROT também destaca a importância da conclusão do IC6, no troço entre Tábua e Covilhã, um projecto que, para além de ser essencial para a conectividade da região, é visto como uma oportunidade para testar técnicas de construção mais sustentáveis, denominado de “Green Road”.

Além destes projectos de âmbito governamental, o PROT identifica vários projectos-piloto para a região Centro, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Estes incluem a criação de centros para a atracção e integração de empresas e imigrantes em Arganil e no Fundão, bem como centros de competências em microelectrónica (Aveiro e Ílhavo) e no desenvolvimento de processadores (Covilhã e Fundão).

Em termos de projectos executados por municípios e outras entidades, o PROT prevê iniciativas como o desenvolvimento de aldeias criativas em Dornelas do Zêzere (Pampilhosa da Serra) e Sortelha (Sabugal), a promoção do sector cinematográfico e audiovisual entre Coimbra e Figueira da Foz, e a criação de uma rede de logística mais eficiente.

O documento também aborda desafios transversais da região, como a demografia, as alterações climáticas e a economia do conhecimento. O PROT sublinha a importância da promoção de actividades económicas do futuro, a melhoria do acesso à habitação, e a implementação de sistemas de transportes sustentáveis.

Entre as propostas de mobilidade, destaca-se a construção da auto-estrada entre Coimbra e Viseu, a qualificação do IC8 e uma linha ferroviária que ligue Aveiro, Viseu, Guarda e Vilar Formoso, cruzando com a futura linha de alta velocidade (LAV). O PROT propõe que a LAV assegure várias ligações diárias entre as estações de Aveiro, Coimbra e Leiria, em vez de se centrar apenas na ligação entre Lisboa e Porto.

O Programa Regional de Ordenamento do Território do Centro assume-se como um guia estratégico para a região até 2030, visando garantir um futuro mais sustentável e coeso para os seus habitantes e infra-estrutura. O PROT, recorde-se, define a estratégia regional de desenvolvimento territorial integrando as opções estabelecidas a nível nacional e considerando as estratégias sub-regionais e municipais de desenvolvimento local, constituindo o quadro de referência para a elaboração dos programas e dos planos intermunicipais e dos planos municipais

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …