O projecto de requalificação da Praça e do Posto de Turismo do Piódão, no concelho de Arganil, foi distinguido com o Prémio de Arquitectura Maria José Estanco, atribuído pela Ordem dos Arquitectos e pela Câmara Municipal de Loulé.
O galardão foi entregue na quarta-feira ao Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e à arquitecta Paula del Rio, responsável pelo projecto desenvolvido pelo gabinete Branco del Rio Arquitectos, durante uma cerimónia realizada em Loulé.
Criado em homenagem a Maria José Estanco, a primeira arquitecta portuguesa, o prémio visa reconhecer obras de qualidade assinadas por arquitectas, incentivando a participação das mulheres na profissão. Na sua edição inaugural, o júri destacou a proposta arganilense pela sua “sensibilidade, rigor e respeito pelo contexto patrimonial”, sem comprometer uma abordagem inovadora e contemporânea.
A intervenção permitiu transformar um espaço antes utilizado como estacionamento num local de encontro e convívio, valorizando o património da Aldeia Histórica do Piódão. Luís Paulo Costa considerou a distinção um motivo de “grande satisfação” e destacou a importância do prémio, que “celebra o talento e a sensibilidade das arquitectas”.
Desde a sua conclusão, no final de 2022, a requalificação da Praça e do Posto de Turismo do Piódão tem recebido vários reconhecimentos, incluindo o Prémio Ibérico FAD, o Prémio Nacional FORMA na categoria Espaço Público e uma nomeação para o Prémio Mies van der Rohe, o mais prestigiado galardão de arquitectura da União Europeia na categoria de Arquitectos Emergentes.
As intervenções, inauguradas em Novembro de 2022, representaram um investimento municipal de cerca de 930 mil euros, com um financiamento de 400 mil euros do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.