O estado do tempo em Portugal continental durante a próxima semana será influenciado pela passagem de sistemas frontais e pela presença de uma crista anticiclónica. Assim, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva e nevoeiro, bem como uma anomalia positiva da temperatura, com especial destaque para a subida das temperaturas mínimas, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“A semana será caracterizada pela passagem de sistemas frontais pelo continente na terça-feira, dia 18, e na sexta-feira, dia 21, com a chuva a fazer-se sentir em todo o país, alternando com períodos em que uma crista anticiclónica ditará o regime de tempo, o que deverá originar nevoeiros ou neblinas matinais”, refere o IPMA numa publicação sobre o estado do tempo para a semana de 17 a 23 de Fevereiro.
As temperaturas deverão registar uma anomalia positiva, que poderá atingir os +3°C no interior Norte, sendo que a maior variação será nas temperaturas mínimas.
A temperatura máxima deverá oscilar entre 9°C e 19°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 15°C e 21°C na região Sul e entre 14°C e 20°C nas zonas litorais.
Relativamente à temperatura mínima, os valores deverão situar-se entre 2°C e 9°C no interior Norte e Centro, entre 5°C e 10°C na região Sul e entre 7°C e 12°C no litoral, segundo o IPMA.